De Olho no Poder


Link

A filiação do deputado federal Uldurico Júnior no Partido Verde, e a indicação dele para presidir a sigla na Bahia  despertou indignação no diretório dos verdes. Segundo o presidente do partido na maior cidade da região, Teixeira de Freitas, Tarcísio Gama, a entrada de Uldurico Jr. na legenda pode levar ao esfacelamento do partido naquele território.

Gama disse que se houver interferência do grupo de Uldurico no comando do PV local, haverá debandada de filiados. "Nós vamos encaminhar uma carta à direção do partido com a afirmação de que se haver interferência no diretório, vai sair todo mundo do partido", manifestou ao BN. Segundo o presidente dos verdes, são 117 filiados, com ingresso previsto de outros 37.

Gama disse que soube da indicação de Júnior pelo Bahia Notícias e que nenhum comunicado foi feito aos filiados de Teixeira. "Não houve nenhuma conversa com a gente. Mas como a gente conhece a história política de Teixeira de Freitas, eles vão chegar e tomar o partido. Nós vamos ficar a ver navios", declarou ao se referir ao clã Pinto, comandado por Uldurico Pinto, que tem base eleitoral na região.

Uldurico Jr. foi eleito em 2014 pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC) ainda com 22 anos, sendo o mais jovem parlamentar eleito do país. Tarcísio Gama alega que tem mais de 16 anos de militância verde na região, com candidaturas a prefeito e deputado pela legenda.

Link

Além de se filiar ao PV, o deputado federal Uldurico Jr. irá comandar o partido aqui na Bahia. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo próprio deputado. “É verdade, sim”, afirmou. Segundo informações de bastidores, a filiação dele ao PV e a liderança do partido na Bahia foi acertada em conjunto.

Deputado mais jovem do Brasil, Uldurico disse que o partido precisava de “uma voz na Câmara Federal”. “O partido já caminha bem, mas com a vinda de um deputado federal dá para fazer um trabalho melhor. O PV precisava de uma voz na Câmara”, descreveu ele, que deixou o nanino PTC.

Ainda segundo o parlamentar, a saída de Ivanilson Gomes do comando do PV na Bahia foi pacífica. “Ele é um homem que tem uma história no PV e tenho que respeitar isso”, ressaltou. O ato de filiação de Uldurico ao PV acontecerá nesta sexta-feira (18), na sede do partido, no Rio Vermelho.

O evento contará com a participação do prefeito de Salvador, ACM Neto, do presidente nacional do partido, Luiz Penna e do senador Álvaro Gomes.

Link

A oposição Eunapolitana realizou nesse domingo (6) a primeira reunião realizada com os principais partidos da oposição, evento é apenas o início de uma série de outros que serão realizados.

“A candidatura de Cordélia Torres não tem mais só a vontade daqueles que se sentem abandonados pelos últimos 11 anos em Eunápolis, e sim sob o controle dos grandes líderes da oposição da nacional como: ACM Neto, Geddel, Lúcio Vieira Lima, Bruno Reis, Junthay , além de contarmos com o apoio irrestrito de Aécio Neves, este que foi o grande vencedor das últimas eleições presidenciais em Eunápolis”, disse Paulo Dapé, presidente do PMDB em Eunápolis.

Pré-candidata Cordélia Torres fala aos presentes. (Fotos: Divulgação)
Segundo o presidente do Democrata Dr. Pedro Vailant, seu compromisso não é apenas com Cordélia, mas sim com suas propostas e com o desenvolvimento sustentável de Eunápolis e Região.  Já o  Dr.  Luiz Andrade, garante total participação na campanha, que como cidadão e médico não suporta mais ver o descaso com a cidade desde as últimas gestões. 

Para o vereador Galego do Regional, ele se sente mais seguro no Democratas, tendo o  Dr. Pedro presidindo o partido e  garante que lutará para eleger a sua candidata Cordélia, afirmando ser a melhor opção para Eunápolis. E quem esteve presente também e garantiu apoio total a candidatura foi o vereador Aderbal.

Da esquerda para a direita, Dr. Luiz Andradre, pres.  PSDB, Paulo Dapé, pres.  PMDB, Cordelia Torres Pré-candidata à prefeita, Dr.Pedro Vailant, Pres. Democratas. (Foto: Divulgação)
Os ex-vereadores, Normando Torres, Amós Bispo e Negão dos Búzios, afirmaram está apaixonados pela campanha da pré-candidata.  Após o encontro muitos outros pré-candidatos se pronunciaram e saíram convictos de que o melhor para os Eunápolis é Cordélia. Finalizando o encontro foi apresentado o depoimento feito pelo prefeito de Salvador  ACM Neto que está convencido da grande vitória da oposição em Eunápolis. 

Cordélia foi enfática em afirmar, “a minha candidatura representa a verdadeira mudança na política em Eunápolis, haja vista que temos uma continuidade de quase 12 anos de um desrespeito ao ser humano e um abandono total a nossa gente que sofre não só pelo abandono da gestão anterior mais também da atual, e a falta de respeito aos direitos adquiridos da nossa gente. Estou muito mais preparada em relação a eleição anterior, temos um arco de alianças que todo o candidato gostaria de ter”, a pré-candidata finalizou falando, “quero ser usada por Deus para ser um canal de bênçãos na vida da nossa gente, quero ser usada por Deus, quando o mesmo usou Davi para derrotar o ‘gigante’ em prol de seu povo.

Ex-prefeito de Eunápolis,  Paulo Dapé , e sua esposa, Cordélia Torres, Pré-candidata a prefeita de Eunápolis. (Foto: Divulgação)

Link

Ilson Oliveira afirma que lançará pré-candidatura a prefeito de Itabela. (Foto: Alex Gonçalves/Bahia Dia a Dia)

O ex vice-prefeito de Itabela, Ilson Oliveira, concedeu entrevista ao BAHIA DIA A DIA, e confirmou que disputará a prefeitura de Itabela nessas eleições. “A política de Itabela está começando. Estou vindo com toda disposição e vamos empenhar para fazer Itabela crescer, administrando com carinho e com responsabilidade”, disse.

Segundo Ilson, a união dos grupos de oposição será o melhor caminho para chegar a vitória, e afirmou que pessoas ligadas aos grupos oposicionistas estarão proporcionando reuniões para discutir a união.

“Acho que Itabela precisa ter união, existem pessoas que terá esse compromisso de reunir o grupo para vencermos a eleição. Se continuar com vários grupos, vamos perder novamente, já está comprovado que todas as vezes que divide, perdemos a eleição. Sem a união chegamos a lugar nenhum”, comentou. Ilson aposta na unidão da esquerda. (Foto: Alex Gonçalves/Bahia Dia a Dia)

Ex-presidente do PSD local, Ilson afirmou que continua filiado ao partido ligado ao deputado Robério Oliveira, e que possui um bom vínculo com a atual presidência, disse ainda que a decisão de deixar o partido foi por questões pessoais, mas afirmou que o PSD terá candidato próprio nas eleições municipais de Itabela.  
“No momento eu não posso estar envolvido e me dedicar ao partido, mas o atual presidente, Olival Covre, é uma pessoa de compromisso e com os mesmos ideais. Somos um grupo, Robério Oliveira é um grande líder político da região o qual tenho maior respeito e admiração, e vai saber conduzir o grupo da melhor forma com o diálogo”, ressaltou.

Na trajetória política, Ilson Oliveira foi vice-prefeito de Itabela na gestão Junior Dapé, no período de 2005 a 2008, e chegou a exercer o cargo de prefeito por seis meses- ocasião em que Júnior Dapé foi afastado por decisão da Justiça Federal. 

“Em pouco tempo que administrei Itabela, reformamos escolas, reajustamos o salário dos funcionários públicos municipais, demos andamento a diversas obras que estavam paradas. Eu tinha um compromisso com Junior Dapé, e foi nessa época que Itabela mais cresceu. Itabela nunca voltou a crescer e desenvolver como naquela época”. Finalizou. 

Sobre sua situação na justiça eleitoral referente ao processo que responde junto com o atual gestor, Ilson disse que tem acompanhado o andamento e já se passaram os oito anos de inelegibilidade estando apto para disputar as eleições.

Deputado Jânio Natal deixa PRP e ingressa no PTN

Bahia Noticia - 29/02/2016 - 22:01
Link

O deputado estadual Jânio Natal deixará o PRP e irá ingressar no PTN. De acordo com o parlamentar, a decisão vem a reboque do prestígio do partido e do foco na educação. “É um tema muito defendido pelo deputado federal João Carlos Bacelar [a educação]. Entro também pelo grande relacionamento que tenho hoje com o João e com o deputado Alex Lima. Me sinto mais à vontade no PTN”, descreveu.

Ainda de acordo com Natal, além dele, seu irmão, Janival Andrade Borges, que é pré-candidato à prefeitura de Belmonte, na Bahia, irá ingressar na legenda. “Trarei vários vereadores do Sul da Bahia, várias lideranças”, estimou. Apesar do PTN fazer parte do leque governista na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Jânio Natal não pretende engrossar a fileira do governo.

Segundo ele, a posição dele na Casa será a imparcialidade. “Vou aderir às coisas boas. Achando que devo votar a favor de uma matéria, votarei”, explicou.

A filiação oficial de Jânio ao partido acontecerá no dia 18 de março.

Link

Para alguns, o momento ainda é de ressaca de carnaval, mas para outros chegou o momento mais desejado, que é o início da cena política com o fortalecimento das articulações rumo as eleições municipais que acontecem em outubro. 

Este é o momento que os grupos políticos ampliam os diálogos em busca de apoio e aliados, que devem sentar na cabeceira da mesa para as futuras “negociatas”, uma prática política ainda em evidencia.

Em tabela, ainda tem grupos políticos que aguardam aval das tutelas dos seus deputados para se manifestarem. Tem muita coisa em jogo e muita coisa pode acontecer e aparecer.

Agora que o prefeito Jr. Dapé ameaça a vir para reeleição, mesmo com o desgaste da sua administração, isso pode colocar uma pedra nas solas dos sapatos dos grupos de oposição, que sente que a união ainda é algo distante.

Enquanto isso, o eleitorado vai se alimentando de boatos e especulações e aguarda ansioso para decidir quem fica com o poder. 

Link

O mar não está para peixe quando se refere ao prefeito de Itabela, Junior Dapé. Além do alto índice de rejeição por grande parte da população, devido ao abandono que se encontra a cidade, agora seu grupo aliado ameaça pular do barco antes que afunde de vez.

O grupo aliado que já ameaçou diversas vezes deixar o navio, pode ter escolhido o ano de 2016, pois é o ano do “tsunami”, que acontece em outubro.

Sabendo que Jr. Dapé, o grande comandante desse navio, possui grandes habilidades em navegações políticas, e tudo pode ser apenas uma estratégia, para que o “tsunami” se transforme em calmaria, para que todos possam permanecer a bordo até 2020.

Agora é esperar pra ver. Estamos de olho no poder.

Link

Vice-prefeito Ezequiel Xavier anuncia rompimento com a atual administração em Guaratinga. (Foto: Arquivo/Bahia Dia a Dia)

O vice-prefeito de Guaratinga Ezequiel Xavier (PSB), anunciou o rompimento político com o prefeito Kenoel Viana. A decisão foi tomada após uma reunião realizada na noite de segunda-feira (11), com integrantes do PSB (Partido Socialista Brasileiro). 

Um dos motivos justificados pelo partido é pela insatisfação junto ao povo guaratinguense. Na oportunidade, Ezequiel acrescentou que sua divergência política teve início a partir do momento em que vários compromissos de campanha não foram cumpridos por Kenoel “Infelizmente o prefeito não conseguiu melhorar a vidada do povo de Guaratinga, onde a população vive um verdadeiro caos administrativo, e não tem recebido o amparo devido pelo atual gestor. É inadmissível que os produtores rurais tenham que fazer investimentos com recursos próprios para ter uma qualidade de vida melhor em nosso município, e que muitos jovens tenham que deixar para trás sua história em seus lares familiares para se aventurar em outras cidades, por que não recebeu na sua, nenhuma condição necessária de melhoria de vida. ” Disse Ezequiel.

Foto: Divulgação

Ezequiel ressaltou que o rompimento não se trata de abandonar o povo “ Estarei cada vez mais ao lado do cidadão para mostrar que será melhor um dia após o outro, e sei que estaremos prontos para nos organizarmos e buscarmos juntos um novo olhar para Guaratinga” completou.

Ainda essa semana, a diretoria do PSB de Guaratinga vai encaminhar ao executivo o documento solicitando o desligamento político de Ezequiel Xavier com a administração municipal. 

Link

Gerson Almeida (PRB) disse que emenda que favorece esporte em Guaratinga é de sua autoria (Foto: Arquivo/Bahia Dia a Dia)

O vereador republicano de Guaratinga, Gelson Almeida, esclareceu na tarde de sábado (2), a notícia veiculada em alguns sites da região a respeito da matéria sobre a emenda da deputada Tia Eron, PRB, para a construção de uma quadra poliesportiva na no distrito de Cajuita, em Guaratinga.

Ao BAHIA DIA A DIA, Gelson disse que nunca foi contra a emenda e ressaltou que prática de esporte e lazer para milhares de crianças e jovens em Guaratinga foi pedido dele e que o (PRB) independente de coloração partidária visa o bem-estar social da comunidade de Guaratinga.

O vereador afirmou ainda, que a emenda foi um pedido seu para a deputada em acordo com a bancada do PRB, formada pelos vereadores, Roberinho e Aparício, pois segundo eles  sempre defenderam os benefícios para  a população “Toda nossa bancada sabe dos benefícios  sociais e culturais que esta emenda irá trazer para nossa Guaratinga, isso é uma prova concreta que o PRB em Guaratinga está unido em torno de tudo que traga melhorias a nossa cidade, por isso estamos fortalecidos  e prontos para o desafio de uma Guaratinga melhor em 2016”. disse Gelson  .

O que levou a deputada a destinar a emenda para Guaratinga foi o objetivo de fortalecer a maior bancada de vereadores do PRB na região. A emenda parlamentar para a reforma da quadra de esporte do distrito de Cajuita será no valor de 300 mil reais, aumentando as opções de esporte e lazer para milhares de crianças e jovens no povoado além da geração de emprego e renda no município.

Link
A prática de esporte e lazer para milhares de crianças e jovens em Guaratinga foi motivo de descontentamento para alguns políticos, como o vereador Gelson Almeida, que é presidente do PRB local . O fato causou muita indignação à comunidade que ficou surpresa com a atitude do legislador referente a emenda.
 
O vereador Gelson que aparentemente defendia os benefícios da população, se disse contra com certas medidas. Para um morador de Guaratinga que não quis se identificar, o vereador não teve respeito pelo povo. “Uma coisa é ser oposição e outra é ser contra os interesses da comunidade”, completou o morador.
 
A cobertura da quadra de Cajuíta é resultado de uma emenda da deputada Federal Tia Eron do PRB, mesmo partido do vereador Gelson, que de forma "ingênua" foi contra a emenda.
 
O que levou a deputada a destinar a emenda para Guaratinga foi o objetivo de fortalecer a maior bancada de vereadores do PRB na região. A emenda parlamentar para a reforma da quadra de esporte do distrito de Cajuita será no valor de 300 mil reais, aumentando as opções de esporte e lazer para milhares de crianças e jovens no povoado.
Página: 15