Especial BDD


Link

A tradição junina e a alegria do forró se encontram mais uma vez na 6ª edição do Forró da Ordem, um evento que já se tornou referência no calendário festivo da região. Organizado pela OAB Subseção Eunápolis, a festa promete uma noite repleta de diversão, com muito forró pé de serra, comidas e bebidas típicas, além de toda a segurança necessária para garantir a tranquilidade dos forrozeiros e forrozeiras. O evento acontecerá nesta sexta-feira (07), a partir das 21h, no novo Espaço Villa, que foi completamente reformado recentemente.

Este ano, as atrações musicais ficam por conta das bandas Marcinho Santana e Maria Martins, que irão garantir o arrasta-pé a noite toda. "A lei agora é forrozear!", afirma Zaqueu Muniz, presidente da OAB Subseção Eunápolis. "Estamos preparando um evento especial, que une a tradição junina, a comunidade jurídica e toda população da região. Convido a todos para participarem deste momento de confraternização e diversão. Não percam!"

"Além da música e da comida, o Forró da Ordem também é uma oportunidade para toda a comunidade de Eunápolis se reunir em um ambiente descontraído e celebrar a cultura junina com muita animação. É uma noite imperdível para todos que desejam aproveitar o melhor desta época do ano", acrescentou o presidente da OAB Subseção Eunápolis.

Os ingressos do primeiro lote são limitados e estão sendo vendidos a R$ 50,00. Eles podem ser adquiridos na sede da OAB Eunápolis, ao lado do Fórum, na loja Flaviana Pegoje, ou pelo telefone (73) 98116-2078 (Dra. Kátia Regina).


SERVIÇO
Evento: 6ª edição do Forró da Ordem
Data: 07 de junho (sexta-feira)
Local: Espaço Villa 
Ingressos: R$ 50,00 (1º lote)
Pontos de venda: sede da OAB Eunápolis; loja Flaviana Pegoje; e pelo telefone (73) 98116-2078.

6ª edição do Forró da Ordem promete agitar Eunápolis nesta sexta-feira - (Foto: Divulgação)

Link

Dentro de seu compromisso com a preservação ambiental, a Veracel aplica e desenvolve diversas iniciativas de reaproveitamento de resíduos em toda a cadeia de produção. A companhia foi a primeira no Brasil a iniciar suas operações em conjunto com uma unidade de tratamento de resíduos sólidos.

Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel, destaca que a busca por oportunidades de melhoria de reaproveitamento de resíduos é um processo constante na empresa. “O esforço para encontrar novas soluções viáveis, que envolvem criatividade e pesquisa. Exige um trabalho perene da nossa equipe”, afirma o coordenador.

Ao longo dos anos, com inovação, quebras de paradigmas e boas práticas, a Veracel vem ampliando, cada vez mais, a reutilização dos resíduos do processo de fabricação de celulose. De 2012 para 2022, alcançou resultados anuais de reciclagem próximos de 99%, sendo que, durante essa década, aumentou o índice de reaproveitamento de resíduos em cerca de 30%. Os índices médios anuais de reciclagem da empresa ficaram acima de 98% desde 2017, sendo que, em 2019 e 2020,  foram superiores a 99%. No ano passado, a Veracel obteve 100% de reaproveitamento de resíduos durante quatro meses: junho, setembro, outubro e novembro.

Um dos principais destinos dos resíduos de fabricação de celulose da empresa é o aproveitamento nas áreas florestais próprias da Veracel e em estabelecimentos de produtores parceiros. Os insumos são usados também para ações de recuperação de matas nativas feitas pela companhia. Esses resíduos podem ser divididos em dois tipos: orgânicos e minerais.

Resíduos orgânicos

Os resíduos orgânicos – cascas de eucalipto e lodo biológico da estação de tratamento de efluentes da empresa – são ricos em matéria orgânica, fósforo e nitrogênio. Por isso, são transformados pela Veracel em adubo orgânico. Esse material é comercializado principalmente para os produtores agrícolas da região. Cerca de 1.500 toneladas/mês de adubo orgânico são vendidas a preços competitivos e utilizadas na agricultura e recuperação de áreas degradadas. Esse produto tem grande aceitação no mercado local e alta demanda por parte dos agricultores da região.

Resíduos minerais

Os resíduos minerais são ricos em carbonato de cálcio e por isso são utilizados como corretivo de acidez de solo. Cem por cento das áreas de plantio da Veracel utilizam o corretivo de acidez de solo oriundo dos resíduos calcários da fábrica de celulose. Cerca 1.500 toneladas/mês de corretivo de acidez de solo são utilizadas nos plantios de eucalipto da empresa. O excedente é comercializado com os produtores agrícolas da região – cerca de 1.000 toneladas/mês. 

“Trata-se de um processo consolidado na empresa desde 2008. A madeira que sai da floresta, que tem cálcio e magnésio em sua composição, vem para a Veracel, é processada e transformada em celulose. Parte desses nutrientes se transformam em resíduos que são processados e voltam para a floresta como fertilizantes. É quase como um circuito fechado”, explica o engenheiro agrônomo Helton Lourenço, coordenador de Manejo Florestal da companhia.

Esse processo tem forte apelo ecológico, porque significa menos caminhões nas rodovias transportando o material e menos exploração de jazidas de calcário. “É um produto mais sustentável, porque reciclamos nossos próprios resíduos, não mandamos nada para aterro e devolvemos para a floresta parte do que foi exportado com a madeira”, afirma Helton.

Resíduos de areia

 Em 2021 foram feitos testes de peneiramento que comprovaram a possibilidade de retornar cerca de 60% dos resíduos de areia para a própria caldeira. No ano passado, a empresa iniciou testes com a utilização desse material na fabricação de argamassa e desde esse período parte do resíduo de areia vem sendo utilizado por uma fábrica de argamassa local. “A busca por soluções viáveis de reciclagem para os resíduos nos ajuda a mitigar o uso de recursos naturais, gerar economia para a empresa, aumenta a vida útil do aterro industrial que é utilizado pela companhia e tem ainda um papel social importante na geração de empregos, trazendo também oferta de produtos de qualidade a preços competitivos para o mercado da região”, comenta Matos. 

Geração de energia a partir de resíduo

A Veracel utiliza resíduos que existem em abundância em seu território de atuação para gerar energia limpa que é utilizada na fábrica. Tem, por exemplo, uma operação consolidada na transformação de caroço de açaí e bagaço de cana de açúcar em energia. Além disso, segue estudando novas fontes de biomassa, como fibra do coco e cascas de cupuaçu. 

“A ampliação do uso desses resíduos como biomassa para gerar energia é um exemplo de como as indústrias podem minimizar os impactos de sua operação sobre o meio ambiente. Além de otimizar custos e diminuir o descarte de produtos na natureza, contribui para a nossa operação e para uma economia regional sustentável”, afirma o diretor industrial da Veracel, Ari Medeiros.

Link

Nesta quinta-feira (15), o prefeito de Itagimirim, Luizinho, se reuniu com o major Vagner Ribeiro, comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), e o capitão Marcos Laurentino, subcomandante da 7ª CIPM, para discutir a Fiscalização Preventiva Integrada da Micareta, que acontece de 20 a 22 de abril. 

O objetivo do encontro, que ocorreu no circuito de evento e pontos da cidade, foi apresentar planejamentos e estratégias, a fim de garantirem a segurança, a saúde e o bem-estar dos foliões e comunidade , antes, durante e após os dias de folia.

Toda a estratégia de segurança será feita de forma coordenada, por isso, a vistoria do circuito contou ainda com a equipe de videomonitoramento do município, do setor de Tributos, além do vereador Maelson Gomes, que representou o Poder Legislativo.

O prefeito Luizinho disse que além da diversão, a segurança dos foliões na festa é principal meta. “Teremos movimento intenso de pessoas durante a micareta, entre foliões, comerciantes, moradores e visitantes. Com isso, estamos definindo, juntamente com as forças de segurança da região, as melhores ações para garantir que tudo aconteça com tranquilidade e os foliões só precisem se preocupar em curtir a festa. Na edição passada, fizemos um evento de grandes proporções sem registro de incidentes relevantes, e, nosso objetivo é melhorar ainda mais esse índice de segurança em 2023", frisou . 

Forças de segurança alinham estratégias de segurança e bem-estar na Micareta de Itagimirim - (Foto: Divulgação)

- A FESTA

A Micareta, edição 2023, promete atrair público de toda região e terá atrações renomadas, como Parangolé, Klessinha, Silvano Sales, Dan Ventura, Daniel Vieira, Afrodisíaco, Kart Love, Papazzoni, Trio da Huanna, atrações regionais e locais, como Cássio Camargo, Tiago di Freiri, Mambolada

Rafa a Groove, André Lima & Rafael, Maick Ferreira Jarley, Vanderlan e Tony Virote. 

De acordo com o prefeito Luizinho, a festa promete muita animação e alegria. “Será mais uma edição da micareta que nossa gestão promove e, esse ano, promete muita alegria, animação e toda essa vibração positiva. O anúncio dá esse pontapé e esse aquecimento nesta contagem regressiva", disse o prefeito.

O evento, que promete movimentar a economia da cidade, terá um novo formato contando com dois trios elétricos: Trio Avancini e o Trio Prancha, além de segurança reforçada e ainda blocos culturais @cuidacuida_ e outros que prometem agitar os foliões.

Forças de segurança alinham estratégias de segurança e bem-estar na Micareta de Itagimirim - (Foto: Divulgação)

Porto Seguro é promovido na Black Travel no Paraguai

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 27/03/2023 - 11:39
Link

A campanha de promoção ‘Cada Pessoa Tem Um Porto Seguro em Seu imaginário’, desenvolvida pela Prefeitura/Sec. de Turismo e trade, chegou à praça do Paraguai, para Black Travel, entre os dias 24 e 26 de março.

A ação internacional está com a equipe técnica, composta pela superintendente de Produto Turístico, Aline Rodrigues, e o cacique pataxó, Fred, levando a cultura e novidades para esse país do Mercosul. 

Porto Seguro é promovido na Black Travel no Paraguai - (Foto: Divulgação)

Essa ação traz ofertas diferenciadas, onde as melhores agências de viagens do país oferecem assessoria, diversas propostas e facilidades de financiamento, durante todo o evento, para que os clientes possam planejar as suas férias.

Cadeias hoteleiras e prestadores de serviços turísticos estão com espaços para apresentação dos hotéis, passeios, serviços e destinos, e é nesse cenário que Porto Seguro está sendo bastante difundido entre agentes de viagens e agências, inclusive, turistas em potencial.

Porto Seguro é promovido na Black Travel no Paraguai - (Foto: Divulgação)

Porto Seguro é o 2º destino mais procurado para carnaval no Brasil

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 07/02/2023 - 20:20
Link

Porto Seguro, mais uma vez, está posicionada como um dos destinos mais procurados para o período do Carnaval, a frente, inclusive, da capital Salvador que aparece como 4ª colocada no levantamento feito pela empresa 123 Milhas.

O ranking dos 10 destinos mais procurados para as datas de 16 a 26 de fevereiro, onde o destino Porto Seguro fica atrás apenas do Rio de Janeiro, foi feito através de pesquisa da empresa que é uma das maiores plataformas de turismo acessadas no Brasil.

A equipe de reportagem do programa 123 Conexão Brasil esteve no início de janeiro em Porto Seguro, mostrando riquezas naturais e diversidades que compõem o destino, com mais de 90 quilômetros de praias preservadas. Além disso, a cultura, a gastronomia típica e muita história, além dos encantos de Trancoso, Caraíva, Arraial d’Ajuda e os centros históricos, foram apresentados na reportagem especial.

Porto Seguro é o 2º destino mais procurado para carnaval no Brasil - Foto: Divulgação

“Esse avanço na demanda de viajantes durante o Carnaval se dá tanto pelo trabalho da gestão municipal de Porto Seguro que trabalhou para revitalizar seus equipamentos, como pela promoção do destino em todo o Brasil através da campanha Porto Seguro Para o Mundo”, comenta o Prefeito Jânio Natal.

A Secretaria do Turismo planejou a estrutura, logística e a organização do Carnaval 2023 totalmente voltadas à cultura, nicho altamente procurado por foliões – moradores e turistas - que curtem as boas marchinhas, blocos carnavalescos e as tradições de ruas.

A playlist com a edição sobre Porto Seguro pode ser acessada no canal do You Tube: 123milhas.

Porto Seguro é o 2º destino mais procurado para carnaval no Brasil - Foto: Divulgação

Link

Yasmin Vitória, de 21 anos, vai representar o município de Eunápolis no concurso Miss Bahia CNB 2023. Ela, que acumula mais de 40 mil seguidores nas redes sociais, carrega uma grande torcida para a disputa estadual, que vai eleger a mulher mais bonita da Bahia.

Estudante de engenharia civil, influencer digital, empresária, repórter e modelo fotográfica, Yasmin Vitória já tem uma grande experiência frente às câmeras, oratória e passarela, inclusive em disputa de concursos, já que foi coroada Garota Café, em Itabela, no ano de 2018. Ela, inclusive, não pôde representar Itabela, pois já havia outra candidata selecionada para ser representante do município.

E toda essa experiência poderá fazer Yasmin Vitória se destacar no concurso e ser uma grande candidata à coroa.

"Minhas expectativas estão altíssimas, estou muito feliz em estar participando, independente do resultado, podem ter certeza que irei dar o meu melhor e viver cada momento com toda minha energia", frisou Yasmin Vitória durante o vídeo da sua apresentação no Instagram oficial do concurso.

O Miss Bahia CNB 2023, que está previsto para acontecer em maio, em Salvador, vai eleger a representante do estado para disputar o Miss Brasil 2023.

Link

O prefeito de Itabela, Luciano Franscisqueto, e a primeira dama, Luana Boletti anunciaram nesta sexta-feira (30) que estão à espera de um bebê. O anúncio foi feito por Luana em sua rede social. 

"Vamos contar uma coisa 'procês': Agora somos 3! Mais um 'L' na nossa Vida! Te aguardamos com muito amor e ansiosos pela sua chegada, meu amor! Venha com muita Saúde e cheia de Luz para iluminar ainda mais as nossas vidas! Beijão da Mamãe, do Papai e de sua Irmã Luciana! Já amamos muito você!" 

De acordo com a descrição do perfil na conta do Instagram de Luciano Franscisqueto, o bebê a bordo é uma menina, e deve se chamar "Luma". 

Link

Com 21 anos de carreira e dono de uma das vozes mais forte e marcantes do meio musical, o cantor baiano, Sinho Ferrary, lança na próxima quinta-feira (6), às 12 horas, o clipe da música “Dependência”. O hit já é um sucesso nas plataformas digitais, somando mais de 40 mil streams. 

“Dependência”, integra o novo EP de Sinho Ferrary que conta com seis músicas inéditas e autorais. O trabalho foi gravado na cidade de Feira de Santana e recebeu investimentos da Xamego Produções. 

“Esse trabalho marca não só a volta de gravação musical. É uma proposta nova, que reflete exatamente meu momento atual, com mais entrega e muito amor. Nós optamos por iniciar gravando o clipe da música Dependência, por ela ter sido bem aceita pelo público e já ser esse grande sucesso nas plataformas”, declarou o cantor Sinho Ferrary. 

O clipe Dependência foi gravado na cidade de Itabuna, no Bar Carpe Diem, com direção de Cris Mel e Tiago Martins. Traz atores regionais nas imagens, uma opção do músico de valorizar talentos locais. A música já garantiu a Sinho uma nova projeção nacional, com shows agendados na capital baiana e nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. 

 O clipe está disponível neste link: https://youtu.be/8QWuVMpSsl0

 Sinho Ferrary

 Sinho Ferrary é natural de Itambé (BA), ficou conhecido por ter uma voz inconfundível e por incentivar o arrocha, ritmo que cresceu no nordeste nos últimos anos. Ele iniciou na vida artística com a banda Xamego da Bahia, onde ficou durante oito anos. Depois passou pelo grupo Top Love, estourando com a música "Chora". Logo em seguida, foi para o Lordão, banda baile que o consagrou como artista.

 No ano de 2012, o cantor lançou sua carreira solo e seu primeiro CD intitulado de "Sinho Ferrary - O Top do Arrocha". Com participações da cantora Tânia Mara, Carla Cristina e Mari Antunes (Babado Novo). Hoje o cantor já ultrapassou 10 anos de carreira solo.

 Solange (Aviões do Forró), Denny (Timbalada), Tatau (Araketu), Levi Lima (Jammil), Nara Costa, Léo Santana, Adelmo Casé, foram alguns dos artistas que gravaram vídeos cantando o refrão de músicas de Sinho. Ele também já fez parcerias com Alinne Rosa nos sucessos "Coisas de Homem Carente", e "A Cena”.

Link

Para pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa, o candidato a deputado estadual Gilmário Matos (DC) vem atraindo a atenção dos eleitores jovens e adultos que buscam a possibilidade de entrarem no mercado de trabalho e, para isso, Gilmário Matos tem na educação a proposta  prioritária em seu mandato. 

Gilmário Matos, que nasceu em Alagoinhas, veio de escola pública, fez o curso técnico profissionalizante em administração de empresa, e estudou letras na UFBA, tendo trabalhado em várias empresas privadas, e hoje tornou-se empresário na área financeira comandando a Maxcard.

*Projeto de lei que candidato pretende levar à Assembleia sendo eleito deputado estadual*

O deputado vai indicar ao Executivo, através de um projeto de lei, editar uma medida, onde todas as escolas estaduais ministrem cursos profissionalizantes na conclusão do segundo grau, ou seja, ao findar o terceiro ano do ensino médio, os estudantes vão cursar até quarto ou quinto ano para obter uma formação profissional, ao qual o aluno vai ter sua profissão regulamentada pelo seu conselho de classe. Exemplo: se o mesmo escolher a formação de contabilidade, terá seu curso reconhecido pelo CRC com nível técnico, se escolher um curso de enfermagem terá seu curso reconhecido pelo Conselho de Enfermagem, então a cada curso escolhido, os alunos (as) sairão como profissionais da área para chegar ao mercado de trabalho já qualificado.

Com o slogan “Aposte no Novo", Gilmário Matos declara que educação inclusiva de excelência se dá por respeito às diferenças e à diversidade dos alunos, e pela qualidade do ensino.

*Principais propostas de Gilmário Matos*

1.    Todas as pessoas que já tenham concluído o segundo grau vão poder matricular-se em qualquer curso escolhido, podendo ter sua profissão regulamentada.

2.    Esses cursos vão dar oportunidade a todos terem acesso ao mercado de trabalho com qualificação, e as empresas terão mão de obra especializada.

3.    Essa medida vai colocar no mercado de trabalho 100 mil novos profissionais no mercado.

4.    No quarto ano de profissionalização, cada aluno carente receberá uma bolsa para terminar seu curso, evitando evasão escolar, e servirá como incentivo ao jovem que teria que trabalhar para se sustentar, às vezes até como arrimo de família.

5.    Essa medida vai melhorar a qualidade das escolas públicas estaduais trazendo de volta às escolas a classe média, que está tendo que colocar seus filhos em escolas particulares com custos elevadíssimos.

6.    Essa medida vai tirar da ociosidade milhares de jovens que hoje, ao concluir seu curso, não têm alternativa, senão ir para o subemprego ou se perder no mundo da violência.

7.    Com educação de qualidade, o estado vai crescer e reduzir a violência nessa faixa etária de jovens.

Link

Referência há 10 anos no ramo de salgadaria em Itabela, o Salgados da Eliene inaugurou na manhã deste sábado (17) a sua loja física, trazendo um espaço amplo e moderno, com uma vasta linha de salgados assados, fritos e congelados. A empresa fica localizada na Rua ACM, n° 107, no centro de Itabela.

O diretor da empresa, Carlos André, falou da satisfação em poder inaugurar esse sonho na cidade. "É a realização de um sonho poder oferecer aos nossos clientes um ambiente amplo e confortável com nossa extensa variedade de produtos", frisou.

Casal Carlos André e Natiele Vasconcelos e filha. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

A loja oferece também serviços paras lanchonetes, conveniências e lojas parceiras, além de trabalhar com o serviço de salgados e buffet para eventos.

Carlos André falou que a loja tem como referência a sua mãe, a empresária Eliene de Jesus, que foi a idealizadora do trabalho.

NATY CAKE

Também, na mesma empresa, foi inaugurado o espaço da Naty Cake Designer, um estabelecimento que está há quatro anos no mercado, trabalhando com bolos confeitados, doces personalizados, trufas, bolo de pote, mini vulcão e  sobremesas em geral.

Naty Cake trabalha com bolos confeitados, doces personalizados, trufas, bolo de pote, mini vulcão e  sobremesas em geral.

A empresária Natiele Vasconcelos Costa falou do diferencial da empresa e dos serviços oferecidos.
“Temos uma série de produtos do ramo da confeitaria que, com certeza, atende todos os gostos, sempre prezando pela qualidade", destacou.

Página: 1