Especial BDD


Link

A Estação Veracel reabrirá seu programa de visitas a partir do dia 20 de junho de 2022, após mais de dois anos fechada para visitação devido às restrições impostas pela pandemia. A reserva, criada e gerida pela Veracel Celulose, é a maior RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) de Mata Atlântica no Nordeste brasileiro e está localizada nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. 

Além de ações pela proteção da biodiversidade e em prol do equilíbrio dos ecossistemas, a área abriga atividades de educação e recreação ambiental, utilizando a técnica de vivências com a natureza, na qual os visitantes podem ter o contato direto com a floresta. Em 2017, a Estação Veracel também deu início ao programa de observação de aves, que contribui para o fortalecimento do ecoturismo na região.

O programa de visitas na Reserva é realizado mediante agendamento e formação de grupos, pelo e-mail estacaoveracel@veracel.com.br ou pelo telefone (73) 3166 8755.

Mais informações sobre a Reserva

A Estação Veracel tem mais de 23 anos de história e papel fundamental para conservação do bioma Mata Atlântica no Sul da Bahia, sendo um polo irradiador de educação ambiental na região, com benefícios para toda a comunidade. Desde o início de suas atividades, já recebeu mais de 37 mil visitantes.

A RPPN fornece vários serviços ecossistêmicos, como a proteção de 115 nascentes, que abastecem as comunidades da região, e a promoção de ações para a conservação da biodiversidade. 

É reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ) como uma das Reservas de Mata Atlântica que são consideradas Sítio do Patrimônio Mundial Natural, Também é considerada uma importante área de conservação de aves pela BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido, sendo que abriga espécies como a harpia (Harpia harpyja), uma das maiores aves de rapina do mundo, o crejoá (Cotinga maculata) e o pica-pau-de-coleira (Celeus torquatus), entre outras.

Sobre a Veracel Celulose       

A Veracel Celulose celebrou 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.

A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® - FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.

Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.

Link

Abrindo os festejos juninos em Eunápolis, a 13° edição da Forrojoada, tradicional festividade típica da cidade, será realizada no próximo dia 11 de junho, no Espaço Villa. Com muitas atrações que prometem fazer o público forrozear, além da feijoada característica da festa, a Forrojoada retorna ao cenário festivo após dois anos devido as restrições na área de entretenimento ocasionadas pela pandemia da Covid-19.

Diretamente da Paraíba,  banda Caju com Mel, além de Jarley Rosa, Pretinho Borges e Os Cangaceiros prometem agitar o público com muito arrasta-pé para curtir a festa junina antecipada, que começará a partir das 13h.

Os forrozeiros poderão se deliciar com a famosa feijoada que será servida na festa open food, além de amendoim, cachaça, quentão, acarajé, caldo, dentre outras comidas e bebidas típicas. A cerveja oficial do evento, resultado da parceria com a AmBev, será a Bohemia Puro Malte.

"Sabemos que o público está ansioso para curtir a Forrojoada, após dois anos de pandemia, então estamos preparando uma edição que vai ficar marcada na memória do público, que vai poder dançar muito forró e comer uma deliciosa feijoada, tudo preparado com muito carinho. E também montaremos um parquinho para que as famílias possam levar a criançada para curtir o evento, frisou o idealizador do evento, Jackson Domiciano.

(Divulgação)

SERVIÇO
FORROJOADA
Data: 11 de junho (sábado)
Horário: a partir das 13h
Atrações: Caju com Mel, Jarley Rosa, Pretinho Borges e Os Cangaceiros
Ingressos: OXarope Ingressos (Eunápolis)

Link

Eunápolis vem se tornando referência na região quando o assunto é automobilismo, principalmente para os apaixonados por veículos com mais anos de estrada. Prova disso é que no último fim de semana, o 3° Encontro de Carros Antigos movimentou a cidade, atraindo cerca de 3 mil pessoas para a Praça do Centauro no sábado (19) e domingo (20).

Mais de 100 carros de diferentes modelos foram expostos durante o evento, com destaque para opalas, fuscas, dois caminhões, sendo um Mercede Benz 1958 e outro uma Scania Jacaré. Os veículos vieram de municípios como Salvador, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Conceição do Coité, Itabuna, Simões Filho, do município mineiro de Mantena, dentre outros.

(Fotos: Àlex Matheus)Além da exposição de carros antigos, a programação também contou com as apresentações musicais de Paula Damasceno, DJ Allyson de Matos e banda Antologia Acústica. Também aconteceu premiação com troféus para os destaques nas seguintes categorias:

* Maior percurso percorrido: Conceição do Coité

* Fusca Destaque: Loucos por Antigos

* Carro Destaque: Companhia da Ferrugem

* Veículo mais original: Jeep de Eunápolis (independente)

* Veículo mais antigo: Loucos por Antigos

O evento ainda disponibilizou para os participantes café da manhã aberto ao público, comidas típicas, bar, barbearia e parque para as crianças, tudo ambientado com sonorização de época.

Para Marcos Gontijo, presidente do Loucos Por Antigos, clube responsável pela organização do encontro: "o evento movimentou a economia da cidade, tanta rede hoteleira quanto também restaurantes, bares da cidade, além do comércio, com a possibilidade também dos patrocinadores exporem seus produtos para conhecimento do público presente. Podemos mostrar ao público de Eunápolis, mais uma vez, a cultura do antigomobilismo, que cada dia soma mais pessoas e agrega mais valor", avaliou.

Link

Aproximadamente R$ 20 milhões de reais estão sendo injetados na economia de Eunápolis antes do Natal, com os pagamentos antecipados de todo funcionalismo público, incluindo 13º salário e terço de férias dos professores, autorizados pela prefeita Cordélia Torres.

Vale ressaltar que o município de Eunápolis adotou a política de pagamentos não só em dia, mas antecipados. Desde que assumiu o governo em janeiro de 2021, a gestora tem primado pelo respeito aos colaboradores, pagando-lhes os salários com antecedência de quase dez dias do vencimento estabelecido por lei, o que tem promovido o aquecimento do comércio, a realização de planos pessoais e gerando novos negócios.

“Pagar os salários antecipadamente é reflexo de uma gestão que prioriza o planejamento com os gastos públicos e valoriza todos os servidores. Estamos falando de pagamento antecipado, algo além do pagamento em dia, ou seja, além de cumprir com nosso compromisso, estamos promovendo uma revolução na máquina pública”, enfatizou a prefeita Cordélia Torres.

Link

Tendo a sustentabilidade como premissa de seu negócio, a Veracel, empresa de celulose localizada na região Sul da Bahia, além de ser autossuficiente energeticamente em sua produção industrial, tem como segunda fonte de receita a oferta de energia limpa para outras empresas da região. Com uma operação consolidada de reciclagem de resíduos - são utilizados materiais da própria produção de celulose, caroço de açaí e bagaço de cana de açúcar - a companhia agora estuda novas fontes, como fibra do coco e cascas de cupuaçu, tanto para manter sua produção energética quanto para ampliar a reciclagem de passivos ambientais.

Em 2020, a Veracel produziu aproximadamente 919.873 MWh/ano de energia, sendo que 603.811 MWh/ano foram para consumo próprio e 89.352 MWh/ano foram exportados para a rede, um total que equivale ao consumo de 178.704 habitantes. Para o processo, a companhia utiliza resíduos da própria produção de celulose e outros materiais que seriam descartados como biomassa para a queima nas caldeiras da empresa.

"A cada ano que passa, a Veracel se torna mais eficiente quanto à utilização de toda sua produção de madeira para a celulose, isso nos dá a oportunidade de intensificar nossos estudos em novas possibilidades de materiais que podem ser transformados em energia, contribuindo tanto para o negócio da companhia quanto para o meio ambiente", explica Estanislau Victor Zutautas, gerente de Recuperação de Utilidades da Veracel. "Já tivemos resultados bastante positivos no uso de caroço de açaí, cascas de cupuaçu e vimos potencial quanto ao uso das fibras das cascas do coco como biomassa para geração de energia limpa. Continuaremos estudando novas alternativas que possam contribuir para a matriz energética da empresa. Sabemos que o uso desses passivos ambientais vai além da compatibilidade de queima em nossa caldeira e depende muito de safras, do desenvolvimento de produtores locais, questões logísticas e do foco nos materiais que são mais descartados na região, por isso também estamos atentos às características econômicas do Sul da Bahia para o projeto", complementa o gerente.

Atualmente, a companhia já gera energia limpa com sucesso a partir de: cascas e toda a madeira que não é aproveitada no processo de produção de celulose; resíduos das peneiras de seleção da produção; fibras retiradas da água do tratamento de efluentes; e materiais alternativos à produção de celulose, como caroço de açaí e bagaço da cana de açúcar, que são comprados pela Veracel de produtores locais.

"A ampliação do uso como biomassa, para geração de energia, de resíduos que são gerados em abundância na região em que a Veracel opera é o exemplo ideal de como as indústrias podem minimizar os impactos de sua operação sobre o meio ambiente e ainda ampliar as formas de contribuir para que outros passivos ambientais não sejam descartados, reduzindo a geração de lixo e contribuindo efetivamente para uma economia sustentável", afirma Estanislau.

Link

Retribuindo a confiança que recebe de seus clientes, o Via Cabrália Supermercados realiza mais uma vez seu sorteio de final de ano. Podem concorrer todos os clientes que realizarem compras acima de 50 reais até o dia 8 de janeiro de 2022.

Intitulado como Cupom Premiado – a sorte é sua, o sorteio terá como prêmio maior um vale compras no valor de 10 mil reais, além disse outros 50 prêmios – 25 para a loja de Guaratinga e 25 para a de Itabela – dente eles, fogão, TV´32 , ventilador, micro-ondas, liquidificador e muito mais.

De acordo com o gerente geral da rede de lojas do Via Cabrália, Henrique Silva, a cada 50 reais em compra o cliente tem direito a um cupom, a meta é superar a participação no sorteio do ano passado, que chegou a 300 mil cupons. “É gratificante receber todo esse carinho e confiança dos nossos clientes de toda a região. Nosso sorteio é uma forma de retribuir essa confiança” ressaltou Silva.

Em Itabela o Via Cabrália fica localizado no centro, na Rua Carlos Alberto Parracho. Em Guaratinga a loja do grupo também é no centro, na Rua Nova, 118. Corra lá e garanta logo o seu cupom para concorrer a esse monte de prêmios. Lembre-se, quanto mais cupons, mais chances de ganhar.

Promoção do Via Cabrália Supermercados irá sortear R$ 10 mil em vale compras mais 50 prêmios

Link

A Veracel Celulose divulgou referente o acidente o ocorrido na noite desta quarta-feira, 29, na BR 101, no trecho entre Mundo Novo e Eunápolis.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

A Veracel Celulose lamenta profundamente o acidente ocorrido na noite desta quarta-feira, 29, na BR 101, no trecho entre Mundo Novo e Eunápolis. Esclarece que não há envolvimento de equipamento de transporte de madeira pertencente à empresa ou a prestadores de serviço vinculados às suas operações. Nos unimos à toda a comunidade no sentimento de solidariedade às vítimas, familiares e amigos. A Veracel colocou suas equipes e equipamentos especializados no atendimento a emergências à disposição das autoridades competentes.

Link

Um olhar do espaço direto para as plantações de eucalipto. É assim que a Veracel Celulose tem reforçado de forma inovadora seu sistema de monitoramento de plantas daninhas e anomalias em suas florestas de eucalipto. Com a utilização de imagens de satélites e de inteligência artificial, o sistema indica com precisão os locais onde há anomalias na floresta, e mapeia também os níveis de infestação de plantas daninhas. Este é o objetivo da tecnologia: ter uma visão espacial das informações e reduzir o tempo de resposta das equipes, evitando perdas de produtividade.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Geplant, uma start up especializada em serviços de tecnologias florestais, e passou por um período de testes e calibração no segundo semestre de 2020. A tecnologia que já está sendo implementada desde agosto de 2021, consegue monitorar plantas daninhas na idade de 0 a 1 ano, e em seguida, passa a monitorar anomalias na floresta a partir do primeiro ano de plantio até o momento da colheita. Anomalias são ocorrências de perda de cobertura vegetal, que podem ser causadas por pragas, como formigas ou lagartas desfolhadoras, derrubada de árvores e outros tipos de danos nas florestas. O monitoramento de plantas daninhas está em fase final de calibração e em breve também estará implementado nas operações.

Com mais de 100 mil hectares de florestas plantadas pela empresa e por produtores florestais parceiros, o monitoramento feito pela ferramenta ajuda no melhor direcionamento do trabalho das equipes de campo, garantindo que as ocorrências sejam contidas e tratadas logo no início. "Ganhamos agilidade para uma atuação mais estratégica de nossas equipes de campo e uma floresta muito mais saudável", ressalta Aline Vergani, especialista de Planejamento Florestal da Veracel. "Os benefícios desse monitoramento também podem se estender para as outras culturas agrícolas de nossa região, tendo em vista que poderemos contribuir na identificação de surtos de pragas ou outras ocorrências, que podem afetar também nossos vizinhos", complementa.

No futuro, a Veracel espera ampliar o uso da tecnologia também para o monitoramento das áreas de florestas nativas da empresa, que além do Eucalipto, possui mais de 100 mil hectares de área de preservação, em mais uma ação da empresa para a conservação da biodiversidade da região.

Link

A Prefeitura Municipal viabilizou a vinda de um ídolo do esporte brasileiro para Eunápolis, na quarta-feira, dia 15. Sérgio Dutra Santos, de 45 anos, o “Serginho do Vôlei”, contou diversos episódios importantes sobre a trajetória profissional até as Olimpíadas no Rio de Janeiro, quando se aposentou das quadras sendo bicampeão olímpico. Promovida pela Secretaria de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer, a palestra motivacional, que contou com intérpretes de libras, encantou o público que estava presente no Centro de Iniciação ao Esporte, no bairro Juca Rosa.

Serginho iniciou sua fala agradecendo a Prefeitura de Eunápolis pela oportunidade. “Gostaria de agradecer à Prefeitura, juntamente com o secretário de Esporte, Leandro Lima. Fico feliz de estar aqui, pois conheci o projeto do professor Hélio pelas redes sociais. Eu sou um bom contador de história, a gente vai olhando alguns rostos e se identifica. Poder estar aqui é uma honra muito grande, pois contar algo que vai motivar vocês, quem vai embora de Eunápolis mais feliz sou eu”, frisou o ex-atleta, que, em um ato de carinho e reconhecimento, colocou uma medalha de ouro no professor “Hélio do Vôlei”, que atua no esporte de Eunápolis.

(Divulgação)

Para o secretário de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer, Leandro Lima, o ex-atleta é um ícone para o esporte brasileiro. “Serginho é uma lenda viva do esporte, referência para todas as modalidades. Quando a prefeita Cordélia Torres me procurou para ser secretário, ela frisou que o esporte no município não deveria ser só bola no pé. Nosso objetivo não é formar atletas, isso é consequência, nosso maior objetivo é formar cidadãos de bem”, pontuou.

Além da palestra, durante o evento também ocorreu vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos e adolescentes com comorbidades. “A gente sabe que Serginho tem bastante nome, é um ícone do vôlei e todos nós jogadores de vôlei estamos muito ansiosos para conhecer e sermos orientados por ele. Eu já estava adiando essa vacinação já tem um tempo porque eu estava ocupada, aí agora não tem fila e eu vacinei rapidinho”, disse a jogadora da seleção de vôlei de Eunápolis, Letícia dos Santos, de 21 anos, moradora do bairro Pequi. Além dela, outros esportistas, secretários municipais, servidores públicos e comunidade e secretários municipais assistiram à palestra.

Link

A Checon Distribuidora passa a partir dessa quarta-feira, 01, a ser a distribuidora das cervejas Heineken e Amstel no extremo sul da Bahia.

Nesse ano de 2021 a Checon Distribuidora celebrar seu 30º aniversário. Consolidada como uma das maiores distribuidoras atacadistas da Bahia, a Checon nasceu na década de 90, em Eunápolis.

Diretores da Checon, David, Júnior e Felipe. (Foto: Divulgação)

Atualmente a Checon Distribuidora conta com 03 revendas (Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas) e mais de 8 mil clientes atendidos em 12 cidades da região. Com a inauguração da nova revenda em Teixeira de Freitas a empresa passa atender mais de 15 cidades totalizando uma área de 27 municípios no extremo sul da Bahia.

Segundo Abissay Pitanga, gerente comercial da Checon, “hoje começamos uma nova fase com a chegada da Heineken ao nosso portfólio, nossa equipe está preparada para esse novo desafio, vamos seguir nossa linha de atender sempre com excelência nossos clientes, agora em todo o extremo sul da Bahia”, disse Abissay.

Abissay Pitanga, gerente comercial da Checon. (Foto: Divulgação)

Página: 1