O vereador Sargento Martins (PSD) reassumiu na manhã desta sexta-feira (03/04) o mandato no legislativo em Porto Seguro. Ele é suplente da vereadora Lívia Bittencourt que continua à frente da pasta na secretaria de assistência social do município.
O termo de posse foi assinado no gabinete da Presidente da Câmara, na presença de outros vereadores da casa. Eleito com 898 votos em 2016 na chapa da atual prefeita Claudia Oliveira, o parlamentar disse que seguirá com seu compromisso na casa.
“Reassumo hoje o cargo e espero dar continuidade aos projetos e desenvolver um trabalho íntegro, sério voltado a população. Eu continuo acreditando sempre na melhoria constante de uma Bahia que seu povo a ama”, comentou o Sargento Martins.
[BIOGRAFIA ]
Nascido em 1954, atualmente com 61 anos.
- Ingressou na Polícia Militar da Bahia em 1982 no 9° Batalhão em Vitória da Conquista/BA
-No ano de 1988 ajudou a criar a guarda municipal de Porto Seguro/BA, coordenando vinte homens e vinte mulheres, além da guarda Mirim, composta por quarenta jovens, durante a Administração do então prefeito José Ulbadino, notoriamente conhecido como "Baiano";
-No ano de 1989 foi responsável pelo pelotão de Arraial D' Ajuda, Porto Seguro/BA, até o ano de 1990
-Em 1996 assumiu o Comando tô policiamento do Distrito de Trancoso, Porto Seguro/BA
-Eleito vereador pelo Município de Porto Seguro em 2003
- Reeleito vereador sendo o segundo mais votado do município e eleito Presidente da Câmara municipal de Porto Seguro.
Promissor na política, o jovem Pedro Fisioterapeuta escolheu o partido Republicanos (Antigo PRB), para se filiar e para disputar uma vaga na Câmara de vereadores de Itabela, nas eleições em outubro. O partido é a base do grupo político do Prefeito Luciano Francisqueto.
Nos bastidores, o que se comenta é que ele é um dos fortes nomes para ocupar uma das cadeiras. Ele também era cogitado por outras legendas para filiação. Nas eleições em 2016, em sua primeira campanha política, Pedro teve 341 votos pelo DEM.
“Na realidade, a minha ida para o partido Republicanos foi por compartilhar dos mesmos ideais e do mesmo projeto político. A agradeço à todos pelo carinho, ao prefeito Francisqueto e todos os amigos pelo apoio na minha filiação. Juntos iremos somar forças em outubro”, disse Ao BAHIA DIA A DIA.
Pedro foi determinante em dizer que vai defender os anseios da população: “Quem me conhece sabe da minha luta, da minha trajetória. Colocarei meu nome à disposição pois quero desenvolver um trabalho ainda mais intenso e defender os anseios da população Itabelense", ressaltou.
No partido, ele fará companhia à outros nomes que disputarão a reeleição.
Próximo ao fim do prazo da filiação partidária, muitos candidatos que pretendem disputar as eleições este ano estão migrando de partido. Nesta quinta-feira (26) foi a vez do locutor e comunicador Eronildo Divino que deixou o PSB da oposição ao prefeito de Itabela e se filiou ao PROS, partido base do grupo político do prefeito Luciano Francisqueto.
Divino concorreu as eleições em 2016 para vereador e obteve 308 votos ficando na suplência. Atualmente, no grupo do prefeito, ele disse que a ida para o PROS foi para seguir seu entendimento de projeto político.
“Só tenho que agradecer à todos do PSB que me receberam muito bem e agora estamos mirando outros voos. Em entendimento ao meu grupo, o PROS foi uma opção para disputar a cadeira do legislativo. Agradeço ao prefeito Francisqueto pelo apoio” comentou Divino.
Atualmente, o PROS possui duas cadeiras no legislativo na cidade.
O prazo para filiação partidária 2020 não mudou. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o calendário para quem vai concorrer às eleições municipais em outubro e a data continua sendo 4 de abril. Já a janela partidária, para vereadores que desejam mudar de agremiação sem serem penalizados, fecha um dia anterior, no dia 3 de abril. As datas estão previstas no calendário eleitoral.
O TSE havia sido questionado quanto aos prazos devido ao avanço do novo coronavírus (Covid-19) e às restrições de atendimento adotadas por diversos órgãos em virtude da situação excepcional em que o país se encontra. No entanto, o prazo de seis meses antes das eleições é previsto na Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997 – artigo 9, caput), segundo a qual, para concorrer no pleito, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido pelo mesmo prazo.
Requisitos legais para se filiar a um partido político
Para se filiar a um partido, o cidadão deve estar no pleno gozo dos direitos políticos, ou seja, estar habilitado a alistar-se eleitoralmente e habilitar-se a candidaturas para cargos eletivos ou a nomeações para certos cargos públicos não eletivos. AQUI, explicamos detalhadamente o que é a filiação partidária.
Estar no pleno gozo dos direitos políticos compreende atender às seguintes normas:
– Nacionalidade brasileira;
– Saber ler e escrever;
– Ter o título de eleitor;
– Domicílio no território da eleição;
– Idade mínima de acordo com o cargo eletivo;
– Ser filiado a um partido político e;
– Não ter perda ou suspensão dos direitos políticos.
Após cumprir essa série de exigências legais, o interessado deve procurar um partido político no qual se identifique com seus ideais e bandeiras, conhecer as regras de filiação no estatuto, e assinar a ficha de filiação, que será avaliada pela sigla e efetivada pela Justiça Eleitoral.
A campanha para eleições municipais em Porto Seguro vai ganhando contornos com a aproximação do prazo final para filiações de candidatos nos partidos. Os líderes dos grupos políticos vão se articulando em busca de peças chaves para composição de legendas e as conversas seguem em ritmo acelerado nos bastidores.
Nesta sexta-feira, 13, um fato virou notícia. Um áudio circula nos grupos de redes sociais em que o ex-vereador Danilo Suprilar declara aliança firmada com o pré-candidato da prefeita Cláudia Oliveira, Maurício Pedrosa, movimentando significativamente as conversas políticas para o final de semana.
Danilo é empresário do ramo de supermercados e da construção civil e ganhou projeção na recente política municipal quando estava em mandato na Casa Legislativa, enveredando para a oposição à gestão da prefeita Cláudia e, em seguida, pleiteando o mandado de vice-prefeito na chapa com Lúcio Pinto, irmão do ex-prefeito Ubaldino.
No áudio (já reconhecido pelo ex-vereador como verdadeiro) Suprilar conversa pelo whatsapp com seu assessor ‘Bob’, alegando que sua decisão política para fechar com o secretário Maurício se baseia no inegável trabalho administrativo da prefeita Cláudia Oliveira e na experiência de Pedrosa junto ao grupo dos Oliveira nos dois mandatos da gestão em Porto Seguro, bem como no mandato da então deputada Cláudia.
Cogitado como sucessor da prefeita Cláudia, Maurício se diz pronto, inclusive já contando com o apoio público declarado de outras lideranças políticas como os vereadores Rodrigo Borges, Bolinha, Bibi Ferraz, Wilson Machado e Élio Brasil. “Estamos prontos para qualquer desafio, mas, o momento é de muito trabalho para entregar obras e serviços de qualidade para a população”, afirma o secretário Maurício.
O cenário político 2020 em Itabela, para as eleições desse ano começa a dar os primeiros passos. Nesta terça-feira (10), o vereador do PRP de Itabela, Rony Charles deixou a sigla para se filiar ao Partido Republicanos, ligado ao grupo político do atual prefeito Luciano Francisqueto.
Rony, foi eleito em 2016 em seu primeiro mandato com 410 votos, na coligação do PRP, ligado ao grupo de oposição a Francisqueto. Em seu mandato, Rony vem se mantendo firme na indicação de importantes projetos no legislativo.
“Com muito prazer estou me filiando hoje ao Partido Republicanos. Não se pode mexer em time que está ganhando, por isso hoje sigo junto ao grupo do prefeito Francisqueto” comentou Rony.
O prefeito que fez pessoalmente a filiação do vereador, se diz contente em receber o apoio: “A filiação do Rony Charles mostra o reconhecimento do nosso trabalho. Ele hoje vai caminhar com a gente em 2020. E já é bem-vindo ao grupo que está transformando Itabela em uma cidade melhor”.
O momento da filiação de Rony, além de ser uma coincidência cair no dia 10, se deve à janela partidária que permite aos vereadores que pretendem disputar a reeleição mudar de partido sem sofrer nenhuma punição pela legenda. O prazo segue até dia 3 de abril. Até lá, vai saber “quem estará com quem”.
No último sábado (29) o partido Republicano (PRB) realizou em Itabuna a solenidade de boas vindas do mais novo filiado do partido. Son Gomes, sobrinho e sucessor do atual prefeito Fernando Gomes decidiu se aliar à sigla.
Atual secretário de administração, Son Gomes afirmou que o desejo de filiação com o partido já existia há algum tempo, mas só aconteceu com a autorização de Fernando: “Há muito tempo que eu venho namorando os Republicanos. Eu já tinha conversado com o senhor prefeito sobre a possibilidade de nós conversarmos com o partido e graças a Deus o senhor prefeito me liberou”.
Na ocasião além do novo filiado, o próprio Fernando Gomes esteve presente, junto com o presidente do partido no município e o deputado estadual José de Arimateia.
Para o presidente do Partido na Bahia, o deputado Márcio Marinho, a chegada de Son Gomes é uma satisfação: “Para nós é um prazer muito grande estar trazendo e filiando ao Republicano essa grande liderança da cidade de Itabuna. Son Gomes que todo mundo conhece até pelo trabalho que já desenvolve nessa cidade em função de cada cidadão itabunense”.
Na Bahia costuma-se dizer que o ano só começa depois do carnaval, mas na política não é bem assim. Principalmente por se tratar de um ano eleitoral, onde a população irá escolher seus candidatos a prefeitos e vereadores.
Em Itabela, a corrida eleitoral que aparentemente está em um clima de calmaria, nos bastidores já começa a se articular. Grupos em buscas de partidos, apoios políticos e prováveis candidatos começam a aparecer nos quatro cantos da cidade.
Quem conhece o meio já consegue ver aqueles que “querem aparecer”. Todo evento estão por perto, prontos para sair na foto. Já para a reeleição sabemos que o atual gestor está na tranquilidade. Será que haverá alguém à altura para tirar o sossego dele?
A dúvida é como esse “quadro será pintado”. E quais serão os favoritos na disputa.
A especulação já acontece em todo o município de Porto Seguro. Todo mundo quer saber como será o cenário das próximas eleições municipais. E o nome da vez, na boca do povo tem sido o do Sargento Martins de 61 anos de idade.
O atual suplente recebeu expressivos 1.400 votos nas últimas eleições e é cotado para ser o vice de algum candidato a prefeito de Porto-Seguro. Com dois mandatos anteriores como vereador, o antigo comandante da polícia militar de Trancoso, tem experiência política além dos 35 anos de atuação na área militar.
Mas o questionamento popular continua. Todos querem saber pra quem sargento Martins vai agregar votos. As apostas seguem para Ubaldino Junior, Jânio Natal e até para a prefeita, Claudia Oliveira.
O departamento estadual de trânsito - Detran/Ba, firmou o termo de convenio de cessão com o município de Itabela, com quadro pessoal efetivo para o funcionamento da 22º Ciretran de Itbela. A assinatura do contrato foi firmada em Salvador no início da semana, com a presença do Prefeito de Itabela, Luciano Francisqueto e do diretor geral do Detran Bahia, Rodrigo Pimentel.
Ademilson Eugênio dos Santos passa ser o novo diretor da unidade. Também foram nomeados, três fiscais de trânsito, Genival de Jesus Santos, Uiles Correia Andrade e Lionito Ferreira Vieira.
A restruturação da unidade mostra também, a força política de Francisqueto que conseguiu tirar a tutela da unidade do grupo ligado ao deputado estadual, Jânio Natal (PODEMOS), além de tirar o anseio do grupo político de Itabela, ligado ao deputado federal, Valmir Assunção (PT).