O fim de semana prolongado pelo feriado da Paixão de Cristo (dia 30) favorece a movimentação de visitantes em destinos turísticos da Bahia. Em Porto seguro, a ocupação da rede hoteleira alcança a média de 90%. Eventos religiosos e culturais que se juntam à boa infraestrutura e serviços de qualidade para atrair turistas.
Com uma perspectiva positiva para a Semana Santa, o secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Richard Alves, diz que a cidade tem mantido alta taxa de ocupação. “Porto Seguro tem alcançado ótimos números. Neste verão, por exemplo, o crescimento foi de 21% em relação ao verão passado”, explica.
Segundo Wilson Spagnol, presidente da seção Extremo Sul da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), os hotéis de Porto Seguro terão taxa média de 90% de ocupação. Um dos empreendimentos que têm boa expectativa é o Eco Bahia Hotel, com 80% de reservas do total de 125 apartamentos, de acordo com o gerente Lucio do Carmo.
Sede e distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva contam com shows e festas nas principais barracas de praia, além das várias atrações que os destinos proporcionam, como passeios de barco, construções coloniais conservadas, paisagens paradisíacas, praias desertas, falésias e muito mais.
OUTROS DESTINOS
A ocupação da rede hoteleira também registra bons números em áreas litorâneas como Praia do Forte, Morro de São Paulo e Ilhéus.
Morro de São Paulo - Para quem procura por águas mornas e claras, belas paisagens, tranquilidade e também aventura, as praias de Morro de São Paulo são boas opções. Durante a Semana Santa são esperados cerca de 3,5 mil turistas. A pousada Pasárgada, por exemplo, já alcançou 100% de reservas, enquanto na Pousada Bahia Inn a recepcionista Rosana Rocha comemora a boa ocupação de 90%, com previsão de lotar até sexta-feira.
Salvador também é uma excelente alternativa para o feriadão. Além de praias famosas, como as de Itapuã e da Barra, o turista pode, entre outras opções, visitar a rica arquitetura colonial do Pelourinho, que ainda oferece ampla programação cultural. A programação religiosa da Semana Santa também atrai grande público. Organizada pela Arquidiocese, inclui missas, celebrações e procissões em diversas paróquias. Reconhecida por sua importância na esfera musical, a capital baiana oferece opções como os shows da cantora Mariene de Castro, quinta-feira (29), e da orquestra Neojiba, domingo (1º/4), ambas atrações no Teatro Castro Alves.
Ilhéus – Na Costa do Cacau, o visitante vai encontrar neste feriadão sol e praia e a mais rica reserva de Mata Atlântica do País. A expectativa do presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, Marco Lessa, é de grande movimento durante a Semana Santa. Os meios de hospedagem de Ilhéus registram reserva de 80% dos 8 mil leitos. Na cidade, além dos atrativos culturais e históricos, os turistas poderão visitar lojas de chocolate produzido na região. Em algumas delas é possível conhecer sobre a produção de chocolate e comprar produtos como bombons, barras e ovos de Páscoa. As fazendas produtoras de chocolate são outro grande atrativo.