Dois anos do programa Amigos da Fauna: crescem os registros de animais silvestres na região da Veracel
Para fortalecer a conscientização ambiental, o programa Amigos da Fauna incentiva a comunidade a registrar animais vistos na área da Veracel, na Costa do Descobrimento.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 06/04/2023 - 12:09
Link

No próximo sábado (8), o programa Amigos da Fauna, realizado pela Veracel, empresa de celulose do Sul da Bahia, completa dois anos. O programa incentiva que colaboradores e parceiros da Veracel, assim como moradores da região, registrem fotos e vídeos de animais presentes na natureza. O aumento do número de imagens enviadas comprova o sucesso da iniciativa. Em 2022, foram 217 fotos, 241% a mais do que no ano anterior.

Antes da criação do Programa, eram feitos somente registros da fauna que chamasse a atenção, como de preguiças, quatis e algumas aves. Depois da criação dessa iniciativa, as pessoas começaram a ter um olhar diferente para a fauna local.

“O Amigos da Fauna traz informação sobre a diversidade de fauna existente na nossa região, que está inserida na Mata Atlântica. Além de catalogarmos os registros, promovemos mensalmente uma publicação no Instagram com algum animal que ocorre localmente, apresentando suas características e mostrando também uma ação que as pessoas podem fazer para ajudar na conservação daquela espécie”, conta Ludimila Campostrin, analista ambiental da Veracel.

Desses registros, 33% – um em cada três – foram feitos em áreas de eucalipto. Isso confirma que a fauna usa as plantações para circular entre os fragmentos de mata nativa, ou seja, as áreas de eucalipto funcionam como corredores. A modalidade de plantio adotada pela Veracel – em mosaico, com eucaliptos nos platôs, de modo entremeado com os vales de floresta nativa – gera maiores oportunidades de conservação ambiental.

As florestas de eucalipto comprovam ser um caminho importante para a conservação da fauna e da flora. Um estudo publicado pela Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) revelou que as áreas das empresas associadas à entidade já somam 6 milhões de hectares (o equivalente ao estado do Rio de Janeiro), e que, nesses espaços, já foram observadas 2,8 mil espécies de fauna.

Os registros do Amigos da Fauna são de diferentes grupos, com destaque para as cobras (com 35 fotos/vídeos); insetos, como gafanhotos e bicho-pau (23 registros); e aves, como seriema e coruja-buraqueira (23 registros). Algumas das espécies registradas são raras, como o gato-maracajá (Leopardus wiedii), a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) e a jupará (Potos flavus). Em janeiro deste ano, foi avistado na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Estação Veracel um beija-flor de plumagem branca do gênero Chlorestes. Esse tipo de plumagem é extremamente raro entre os beija-flores. Isso mostra a importância de áreas de preservação para promover a sobrevivência dessas espécies.

O Amigos da Fauna demonstra que é possível promover a harmonia entre a atividade econômica e a conservação ambiental. “Valorizar a vida, seja ela de quem for, faz parte do nosso jeito de ser na Veracel. Para cada hectare de eucalipto plantado, destinamos um hectare para a preservação da mata Atlântica”, explica Virginia Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel. Em 200 mil hectares de área da companhia, cerca de 100 mil são de plantio de eucalipto, e 100 mil são de áreas destinadas à vegetação nativa.

A Veracel mantém também a Estação Veracel, com 6.069 hectares, a maior RPPN de Mata Atlântica do Nordeste, que, em 2023, completará 25 anos.

Para fazer parte da interatividade que o programa Amigos da Fauna traz, os interessados podem postar em suas redes sociais a foto do animal silvestre registrado em seu ambiente natural, marcando o perfil @veracelcelulose e usando a #AmigosdaFauna.

MAIS NOTÍCIAS