Veracel apoia educação indígena com materiais educativos para 5 mil alunos
Ação, iniciada em 2009, faz parte do apoio da empresa à educação e à qualidade de vida das comunidades tradicionais do entorno de suas operações

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 09/02/2023 - 13:24
Link

A partir desta semana, 34 comunidades indígenas (31 da etnia pataxó e três, da etnia tupinambá) da Costa do Descobrimento receberão kits com material de apoio escolar. A ação faz parte do braço de atuação da Veracel Celulose em prol valorização da cultura indígena. Dessa vez, o foco é na educação das comunidades tradicionais que vivem no entorno das operações da empresa. Serão entregues 5,2 mil kits escolares, que beneficiarão 4.956 alunos e 244 professores. 

A iniciativa integra o programa “Educação é Vida”, frente de ação que contribui para que os estudantes de todas as idades possam frequentar normalmente o seu respectivo ano letivo, reduzindo a evasão escolar. O programa vai além da entrega dos materiais e inclui ações educativas relacionadas ao meio ambiente, além de reformas e da construção de salas de aula e escolas.

Para Aline Pataxó, diretora da escola da aldeia indígena pataxó Aldeia Velha, não só a escola ganha, mas toda a comunidade. “Essa parceria traz ganhos não só para a comunidade, mas para todas as comunidades indígenas. Todos sabemos das dificuldades financeiras por que passam os indígenas no Brasil. Ficamos muito felizes em ver a alegria que os alunos ficam quando recebem os kits. Trata-se de um gesto tão simples, mas que, para eles, faz toda a diferença”, avalia.

É importante destacar que o “Educação é Vida” está diretamente vinculado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar educação inclusiva de qualidade, além de ter também o objetivo de auxiliar no aprendizado dos estudantes das comunidades indígenas. Assim como o programa, todas as outras atividades realizadas pela Veracel com as comunidades indígenas são fruto de um relacionamento pautado em diálogo ativo e escuta qualificada, com foco na valorização de ações culturalmente apropriadas.

EDUCAÇÃO É VIDA

Desde 2009, a Veracel realiza o “Educação é Vida” nas comunidades indígenas de sua região de atuação. “Nos últimos anos, o programa tem sido bem-sucedido, principalmente sob o ponto de vista de valorização da cultura indígena no extremo sul da Bahia, por meio da educação”, avalia Roberta Silva Santos, analista de Responsabilidade Social da empresa. Segundo a analista, a medida “vem contribuindo, anualmente, para que mais alunos tenham acesso e permaneçam na escola, a partir da contribuição da empresa com os materiais  escolares”. Para efeito de comparação, em 2017 foram contabilizados 4.060 beneficiados, entre alunos matriculados e professores. Seis anos depois, esse número chega a 5.200.

A doação dos materiais é realizada nas escolas públicas municipais e estaduais de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As entregas são realizadas de acordo com os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Funai (Fundação Nacional do Índio) e dos demais órgãos competentes.

MAIS NOTÍCIAS