Coronavírus: 9 casos suspeitos e 77 monitorados em Itabela
Esse aumento excessivo de monitorados foi causado pelo contato com a enfermeira de 31 anos, primeiro caso confirmado do município.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 20/04/2020 - 19:04
Link

Em um boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Itabela, na noite desta segunda-feira (20), nove casos suspeitos do novo coronavírus e 77 pessoas em monitoramento foram notificados. Esse aumento excessivo de monitorados foi causado pelo contato com a enfermeira de 31 anos, primeiro caso confirmado do município. 

Apesar da profissional não ter contato direto com o público, os órgãos de saúde acharam melhor adotar medidas de precaução monitorando todos os profissionais da saúde que estiveram no mesmo ambiente. 

Em entrevista à um programa de rádio nesta manhã, a secretária de saúde, Wadla Cassiano, informou que o monitoramento foi uma recomendação do ministério da saúde: “Essas pessoas serão monitoradas e ficarão em isolamento no prazo de 14 dias. Se nesse período apresentarem algum tipo de sintoma relacionado ao covid-19 terão amostras coletadas e enviadas para o laboratório LACEM”. 

NOVO DECRETO - Desde o início da pandemia, ações preventivas foram adotadas em Itabela, na tentativa de evitar o contágio por coronavírus. Nesta segunda-feira, a prefeitura emitiu novo decreto com medidas restritivas voltadas ao comércio. 

Novo decreto traz novas medidas de funcionamento do comércio em Itabela. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

  • O comércio em geral com funcionamento das 08h às 14h ;
  • Bares, pizzarias e restaurantes das 14h às 20 h, sem utilização sonora - permitidos serviços de delivery ;
  • Academias e centros esportivos tiveram funcionamento suspensos ;
  • Crianças menores de 12 anos ficam proibidas de entrar em bancos, casas lotéricas, supermercados, locais de entretenimento, auto serviços e similares - mesmo acompanhadas.

OUVIDORIA COVID-19 - Uma central de atendimento ao público foi desenvolvida pela prefeitura para tirar dúvidas, receber denúncias e dar orientações sobre o novo coronavírus. O número de atendimento que funciona como Whatsapp é o (73) 99861-7807.
 
A medida espera ainda possibilitar que o cidadão faça contato sem sair de casa.

MAIS NOTÍCIAS