Em um boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Itabela, na noite desta segunda-feira (20), nove casos suspeitos do novo coronavírus e 77 pessoas em monitoramento foram notificados. Esse aumento excessivo de monitorados foi causado pelo contato com a enfermeira de 31 anos, primeiro caso confirmado do município.
Apesar da profissional não ter contato direto com o público, os órgãos de saúde acharam melhor adotar medidas de precaução monitorando todos os profissionais da saúde que estiveram no mesmo ambiente.
Em entrevista à um programa de rádio nesta manhã, a secretária de saúde, Wadla Cassiano, informou que o monitoramento foi uma recomendação do ministério da saúde: “Essas pessoas serão monitoradas e ficarão em isolamento no prazo de 14 dias. Se nesse período apresentarem algum tipo de sintoma relacionado ao covid-19 terão amostras coletadas e enviadas para o laboratório LACEM”.
NOVO DECRETO - Desde o início da pandemia, ações preventivas foram adotadas em Itabela, na tentativa de evitar o contágio por coronavírus. Nesta segunda-feira, a prefeitura emitiu novo decreto com medidas restritivas voltadas ao comércio.
OUVIDORIA COVID-19 - Uma central de atendimento ao público foi desenvolvida pela prefeitura para tirar dúvidas, receber denúncias e dar orientações sobre o novo coronavírus. O número de atendimento que funciona como Whatsapp é o (73) 99861-7807.
A medida espera ainda possibilitar que o cidadão faça contato sem sair de casa.