Eunápolis e Itabela entre as 91 cidades com risco de propagar novos casos
91 municípios baianos aparecem na lista como potenciais vetores.

BAHIA.BA - 06/04/2020 - 08:56
Link

Um estudo sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia aponta que 91 dos 417 municípios, oferecem risco acentuado de propagar novos casos de Covid-19 nas próximas semanas.

Os municípios de Eunápolis e Itabela, mesmo sem apresentar nenhum caso positivo aparecem na lista como potenciais vetores. Porto Seguro, Belmonte, Teixeira de Freitas e Prado, que possuem casos positivos, também estão na lista ( Veja quadro completo mais abaixo).

O levantamento é de autoria de pesquisadores vinculados a quatro universidades — as baianas Ufba e Uefs, além da Unicamp, de estado de São Paulo.

Ao compilar dados geográficos de cada cidade, o grupo considerou a presença de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos como vetores de contaminação e os relacionou àqueles que já apresentam registros do novo coronavírus.

As informações foram tratadas em sistemas de informações geográficas, cuja estimativa total abrange 323 municípios, dos quais 91 deles integram a faixa de probabilidade acentuada.

De acordo com os autores, o levantamento foi encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) de modo a abalizar ações de enfrentamento à pandemia.

Confira o quadro abaixo com as 91 cidades classificadas como de alto risco:
Quadro com as 91 cidades classificadas como de alto risco

MAIS NOTÍCIAS