Testes rápidos registram dois casos de HIV no carnaval de Porto Seguro
Casos foram detectados no stand montado na circuito do carnaval na Passarela do Descobrimento

Redação com informações da Sesab - 09/02/2016 - 15:23
Link

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), divulgou nesta terça-feira (9), o boletim de testagem rápida para rápida para detecção de doenças sexualmente transmissíveis em postos nos circuitos do carnaval da Bahia. De acordo com a Sesab, no carnaval em Salvador, já foram registradas 79 pessoas contaminadas com sífilis, 14 com HIV e dois com hepatite.

Em porto Seguro, no stand montado na Passarela do Descobrimento, desde o último sábado (06), foram totalizados 243 atendimentos até o começo da manhã de segunda (08), e, por sua vez, já foram detectados dois casos de HIV e cinco de sífilis.

O procedimento de testes rápidos anti-HIV é muito parecido com o teste de glicemia, uma picada do dedo do paciente é obtida uma gota de sangue, que será disposta em uma pequena placa. Após 30 minutos, em média, o resultado aparece. Uma linha vermelha indica que o resultado é negativo, e se duas linhas surgem no mostrador, o resultado é positivo para a presença do vírus.

No stand, além dos testes, estão sendo desenvolvidas ações de prevenção das doenças DST/Aids, através da distribuição de preservativos e material educativo, orientações sobre prevenção e diagnóstico.

Os atendimentos de maior complexidade e que necessitam de uma assistência mais especializada para o folião, são encaminhados para o hospital.

MAIS NOTÍCIAS