Itagimirim alcança reconhecimento expressivo no ranking do Previne Brasil e Atenção Primária

Ascom - Prefeitura de Itagimirim - 06/02/2024 - 23:30
Link

A Atenção Primária à Saúde (APS) de Itagimirim mais uma vez é destaque em toda Bahia na em relação ao programa Previne Brasil. A cidade, que já vinha liderando os índices na Costa do Descobrimento, garantiu também o 1º lugar na avaliação na Regional Extremo Sul e a 36ª colocação entre os 417 municípios do estado.

O resultado é bastante expressivo, considerando que, em uma escala de desempenho que vai de 0 a 10, Itagimirim atingiu 9,96 no 3º quadrimestre de 2023. Dessa forma, o município manteve o índice conquistado na avaliação anterior, se aproximando da nota máxima.

Os investimentos e as ações desenvolvidas pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, aliado ao empenho das equipes da atenção primária, têm possibilitado avanços constantes e significativos no setor da APS, o que pode ser constatado nos resultados obtidos nos últimos quadrimestres.

Itagimirim alcança reconhecimento expressivo no ranking do Previne Brasil e Atenção Primária. (Foto: Divulgação)

A cada quatro meses, o Previne Brasil, que é o modelo de financiamento da Atenção Básica, avalia a evolução das cidades, com base em sete indicadores:  as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus). 

O objetivo do programa é aumentar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a comunidade e a equipe de saúde. Os recursos repassados pelo Ministério da Saúde são influenciados pelo desempenho dos municípios nesse programa.

MAIS NOTÍCIAS