Itabela realiza ações e acompanha casos suspeitos de malária na zona rural

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 02/07/2021 - 17:50
Link

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabela divulgou uma nota técnica informando que no dia 26 de junho, recebeu do Laboratório Central de Saúde Pública-SESAB a notificação de que cinco casos suspeitos de Malária, no assentamento Margarida Alves, haviam testado positivo para a doença. 

De acordo com a secretaria, dos casos até o presente momento confirmados, foram contraídos em áreas endêmicas, portanto classificados como casos importados. Nenhum óbito por Malária foi registrado, nesse período.

Nesta quinta-feira (02), equipes dos Agente de Combate a Endemias, fizeram um trabalho de acompanhamento no local, onde realizou vistoria nas casas e terrenos para buscar focos endêmicos. Também foram passadas orientações aos moradores e coletados sangue de pessoas que apresentavam algum tipo de sintomas. 

Ainda segundo a Secretaria de saúde, devido ao grande deslocamento de pessoas entre os assentamentos localizados no município, estão sendo adotadas medidas de monitoramento, principalmente, neste período, com vistas a evitar a disseminação do Plasmodium (Protozoário causador da malária).

QUAIS OS CUIDADOS? - A malária é uma doença infecciosa, febril e potencialmente grave, que é transmitida pelo mosquito conhecido como prego, sovela ou mosquito agulha.

A secretaria municipal de Saúde solicita que as pessoas que estão nas áreas onde foram encontrados os focos fiquem atentas aos horários de maior incidência de mosquitos (ao amanhecer e ao entardecer), que usem roupas claras e com mangas longas, apliquem repelente na pele e que procurem uma unidade de saúde caso apresentem sintomas como febre, dor no corpo e dor de cabeça.

É importante ressaltar que não há transmissão direta de pessoa a pessoa, a transmissão ocorre pela picada da fêmea do mosquito infectada, ou, raramente, em transfusão sanguínea, compartilhamento de agulhas contaminadas pelo protozoário e transmissão congênita ou vertical.

MAIS NOTÍCIAS