Policlínica Regional de Eunápolis deve atender 230 mil moradores dos 7 municípios
Unidade foi inaugurada pelo Governador Rui Costa, na manhã desta quinta-Feira (10)

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 10/06/2021 - 16:24
Link

Uma redução significativa nos custo com saúde, além de zerar a demanda referente a marcação de exames de alta complexidade: Esta é a expectativa do prefeito de Santa Cruz Cabrália e presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde na Costa do Descobrimento, Agnelo  Santos. “A policlínica vai ofertar muito mais serviços do que eu posso ofertar no meu município. E, para isso, não vou gastar um terço do que gastaria se implantasse esses serviços em Santa Cruz Cabrália”, revelou Santos durante a inauguração da Policlínica Regional, em Eunápolis, na manhã desta quinta-Feira (10).

O evento contou com a participação do governador Rui Costa, do secretário de Saúde, Fábio Villas-Boas e dos prefeitos dos demais municípios que aderiram ao consórcio que irá administrar a unidade regional de Saúde. Estavam presentes os prefeitos de Eunápolis, Cordélia Torres; de Itabela, Luciano Francisqueto; de Itagimirim, Luizinho; de Itapebi, Peba; Guaratinga, Marlene Dantas. e  de Belmonte, Bebeto Gama; além de outras autoridades políticas da região. 

Evento contou com a participação do governador Rui Costa e dos prefeitos que aderiram ao consórcio. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

A unidade de saúde regional deverá atender a uma população de 233 mil pessoas, dos sete municípios participantes do consórcio, com assistência médica especializada e exames de alta complexidade. 

A solenidade de inauguração contou o hasteamento das bandeiras, descerramento da placa com o brasão dos municípios que aderiram ao consórcio e com uma visita a área interna da policlínica. Esta, devido aos protocolos de enfrentamento a COVID, limitada aos prefeitos da região, convidados e jornalistas responsáveis pela produção de imagens.

Após a visita, a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, e o governador Rui Costa também fizeram um discurso e participaram de uma coletiva de imprensa. Cordélia destacou a importância do diálogo existente com o governo do Estado que possibilitou a adesão do município ao consórcio gestor da Policlínica. “Quero agradecer a todos, em especial ao secretário Vilas-Boas. Isto aqui representa um coletivo em prol da comunidade”, ressaltou a prefeita.

Rui Costa ressaltou que a Policlínica em Eunápolis é a 17ª inaugurada pelo governo do Estado, com um investimento exclusivamente estadual de cerca de 24 milhões de reais. “Minha expectativa é, até o final deste ano, chegar a 25 policlínicas entregues em todo o estado”, disse o governador.

Governador Rui Costa, fala em coletiva de imprensa dos benefícios da Policlínica Regional de Eunápolis para a região. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA))

De acordo com Rui Costa, além das obras e equipamentos, para o funcionamento da policlínica, o Governo do Estado também vai arcar com 40% dos custos. “Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um deles”, salientou o governador. Ele destacou que as prefeituras que já aderiram aos consórcios tiveram redução da sua despesa, pois o valor pago às policlínicas leva em conta apenas o pagamento dos profissionais, a manutenção e os materiais utilizados, não inclui o que foi investido na unidade.

Respondendo a pergunta feita pelo BAHIA DIA A DIA, o governador garantiu que Porto Seguro - município que não aderiu ao consórcio, pode aderir ao consórcio a qualquer momento. “As policlínicas estão de portas abertas, e o gestor pode fazer a consulta de quanto a prefeitura, proporcionalmente, vai gastar com os custos dos serviços”, enfatizou.

Infraestrutura e serviços

A nova Policlínica Regional de Saúde, instalada em um prédio de um único pavimento, tem uma área construída de 2,8 mil metros quadrados. As obras foram executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Segundo o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, a unidade não funciona de portas abertas; os exames são realizados por agendamento, o que garante um atendimento com rapidez e sem filas. “A policlínica vai atender pessoas com hora marcada, através do sistema informatizado das prefeituras. As pessoas virão dos demais municípios com um transporte sanitário, micro-ônibus com ar condicionado e wi-fi, e retornarão para suas casas no mesmo transporte”. O titular da Sesab destacou que, durante a pandemia, estão sendo adotados todos os protocolos de segurança para proteger os pacientes enquanto estão sendo transportados. “Adotamos precauções como distanciamento, redução do número de pessoas nos micro-ônibus, o uso de álcool em gel e averiguação da temperatura”.

Pessoas virão dos municípios terão micro-ônibus com ar condicionado e wi-fi. (Foto:Fernando Vivas/GOVBA))

A unidade atenderá nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Pequenos Procedimentos Cirúrgicos, Ginecologia, Pneumologia, Dermatologia, Reumatologia, Anestesia Fisioterapia e Ortopedia. Ainda há especialidades não médicas, como Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicologia e Nutricionista. O equipamento vai oferecer também exames como ecocardiograma, eletroencefalograma, ergometria, Holter, MAPA, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, Raio-X, e tomografia.

Para o funcionamento adequado, a policlínica conta com mais de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos. A enfermeira Maiane Calazans tem 32 anos e conseguiu seu primeiro emprego com carteira assinada na sua área. 

MAIS NOTÍCIAS