Indígenas da Reserva da Jaqueira recebem primeiras doses da vacina contra a Covid-19

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 22/01/2021 - 09:47
Link

O dia 22 de janeiro foi de festa para os indígenas da Reserva da Jaqueira, que receberam da Prefeitura de Porto Seguro as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. A primeira a ser vacinada foi a matriarca Taquara Pataxó, de 102 anos, conhecida como D. Nega, que se mostrou bastante emocionada e depois aliviada de ter sido imunizada contra a doença. Nesse primeiro dia, 45 representantes do povo pataxó da Jaqueira e 109 da Aldeia Mirapé foram contemplados.

A vacinação na Reserva da Jaqueira contou com a presença do secretário de Turismo e vice-prefeito, Paulo Onishi; da secretária de Sáude, Raíssa Soares, além das equipes da Vigilância Epidemiológica, enfermeiros e técnicos da Secretaria de Saúde. Também estiveram presentes, a coordenadora da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena),  Luzia Pataxó; o cacique da Reserva da Jaqueira, Suratan Pataxó, além de diversas lideranças indígenas da região. 

O cacique Suratan lamentou a perda do parente Jaguatiri Pataxó para a Covid-19 e agradeceu à prefeitura por “esse momento histórico”, que acende a chama da esperança entre o povo pataxó. A secretária Raíssa falou da sua alegria em comprovar de perto as belezas da reserva, que sempre teve vontade de conhecer. Ela destacou a importância da chegada da vacina para evitar a propagação da doença e alertou para a necessidade de as pessoas continuarem se prevenindo, através do uso de máscaras, álcool gel e evitando aglomerações.

Ambos os secretários participaram de reunião com as principais lideranças indígenas, que levaram seus anseios e solicitaram o apoio da prefeitura para atender a suas demandas. “Vocês sabem do carinho do prefeito Jânio Natal para com os povos indígenas. Tenham a certeza que a prefeitura vai trabalhar com muita dedicação para valorizar a cultura pataxó com ações concretas, como resgate dos Jogos Indígenas”, disse o secretário Paulinho. “Na verdade não foram os portugueses que descobriram o Brasil. Eles acharam o Brasil e os indígenas já estavam aqui”, resumiu.

MAIS NOTÍCIAS