Por causa da pandemia, TSE amplia horário da votação em uma hora
As seções serão abertas às 7h, uma hora antes do habitual, e fecharão às 17h.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 28/08/2020 - 14:35
Link

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu ampliar o horário de votação das eleições municipais de 2020. As seções serão abertas às 7h, uma hora antes do habitual, e fecharão às 17h. O primeiro turno está marcado para 15 de novembro, e o segundo, onde for necessário, para 29 de novembro.

A ampliação do horário visa reduzir a possibilidade de aglomeração nos locais de votação, em meio à pandemia do coronavírus. O TSE também definiu, por orientação de consultoria sanitária formada por Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, que haverá horário de votação preferencial, entre 7h e 10h, para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para a covid-19.

Segundo o ministro Barroso, serão disponibilizados, em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras e 1,8 milhão de proteções faciais (face shields) aos mesários. Além disso, 1 milhão de litros de álcool gel devem ser distribuídos para que os eleitores limpem as mãos na entrada e na saída das seções eleitorais.

O ministro acrescentou ainda ter abandonado a ideia inicial de estender a votação para além das 17h após consultas aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, "porque em muitas partes do Brasil, após essa hora, há dificuldades de transporte e problemas de violência".

MAIS NOTÍCIAS