Câmara prorroga, por unanimidade, afastamento de prefeito por 90 dias

Bahia Notícia - 04/08/2016 - 11:14
Link

A Câmara de Vereadores de Itapebi, Costa do Descobrimento, decidiu prorrogar o afastamento do prefeito da cidade, Francisco Antônio de Brito Filho (PSC), do cargo por mais 90 dias. A casa aprovou por unanimidade, durante a sessão da última terça-feira (2), um decreto legislativo que amplia o afastamento de 180 dias imputado por uma decisão liminar do juiz substituto do município. Atendendo a um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a justiça mantém Brito afastado desde o último dia 27 de abril por suspeita de crime de improbidade administrativa (relembre).

O novo prazo começa a ser computado a partir do momento em que o gestor for notificado. Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da Câmara, Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), conta que o afastamento votado pela casa diz respeito ao desvio de R$ 234.185,58 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que deveriam ser utilizados para a aquisição de um ônibus escolar para o município. “Alguns dia depois dele ser afastado, foi feita uma denúncia e aprovada a criação de uma comissão para investigar o suposto desvio, por dois terços.

A partir de algumas evidências descobertas pela comissão, foi solicitada o afastamento”, explica. Ainda segundo Santos, o pedido de cassação do gestor deve tramitar na Câmara até o final do mês de agosto.  “Diante dos fatos que existem, vários crimes foram cometidos. Ele deve ser afastado. A opinião pública também conta, a população não acredita mais nele”, opina.

MAIS NOTÍCIAS