Modernização: Câmara de Vereadores de Itabela implementa sistema de painel eletrônico

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 06/10/2023 - 08:32
Link

A Câmara Municipal de Itabela, em uma sessão realizada nesta quinta-feira, 05 de outubro, celebrou a inauguração do seu novo sistema de votação eletrônica. Essa ferramenta representa mais um avanço na busca pela transparência, consolidando-se como parte integrante do conjunto de projetos de modernização em andamento na Casa Legislativa, conduzidos pela atual gestão do Presidente Lukinho Eugênio.

“O novo painel eletrônico proporcionará uma maior proximidade entre a população e o trabalho dos vereadores. Além disso, promoverá ainda mais, a transparência e agilidade nos trabalhos legislativos.” Disse o presidente.

O dispositivo possui um televisor de 70 polegadas, onde os cidadãos poderão acompanhar a presença dos vereadores, as matérias em discussão e os votos dos parlamentares. Além disso, cada vereador tem à sua disposição um tablet, o qual funciona como seu terminal de votação pessoal, permitindo inscrições para o uso da tribuna, discussões e garantindo a confidencialidade do voto. Todas essas operações são monitoradas por uma equipe especializada no controle do sistema.

 Câmara de Vereadores de Itabela implementa sistema de painel eletrônico. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

A novidade foi recebida com entusiasmo pelos parlamentares, que utilizaram o sistema pela primeira vez. Eles destacaram a praticidade e a eficiência que o painel eletrônico proporciona ao processo de votação.

O Painel Eletrônico representa um avançado módulo de controle, comunicação e transparência das sessões plenárias, facilitando os trabalhos da Mesa Diretora no encaminhamento das votações e no gerenciamento do tempo para discursos, apartes e questões de ordem.

 Câmara de Vereadores de Itabela implementa sistema de painel eletrônico. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

Todas as informações, como a presença dos vereadores na sessão, matérias em votação e votos dos parlamentares, são disponibilizadas de forma clara e acessível ao público por meio de um telão instalado no plenário.

O investimento na modernização demonstra o compromisso da Câmara de Itabela com a eficiência e a participação cidadã no âmbito político.
 

MAIS NOTÍCIAS