Universidades atestam segurança das urnas, diz TSE
Os estudos foram conduzidos pela USP, Unicamp e UFPE

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 26/08/2022 - 12:22
Link

Estudos realizados por três universidades brasileiras nos códigos-fonte das urnas eletrônicas concluíram que os equipamentos são seguros para serem usados nas eleições deste ano. Os estudos foram entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os estudos foram conduzidos pelas universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal de Pernambuco (UFPE).

De acordo com a Corte Eleitoral, as instituições de ensino superior foram unânimes e categóricas em atestar a segurança e auditabilidade dos sistemas de votação.

As instituições realizaram testes de segurança nos equipamentos de computação de voto, além de trabalharem no aprimoramento do sistema e do aparato no que se refere à modernidade, à segurança e à transparência das urnas.

Para o TSE, os estudos conduzidos pelas universidades configuram mais uma demonstração da segurança do sistema eleitoral brasileiro, uma vez que, durante os trabalhos, as urnas de teste foram expostas aos mesmos ataques executados em todos os testes anteriormente já realizados.

Em nenhuma das oportunidades de testes foi possível alterar o destino e a integridade de uma votação.

Com informações do Bahia.ba

MAIS NOTÍCIAS