Cadastramento biométrico de eleitores de Itabela e Guaratinga começa nesta segunda (9)
O atendimento será ininterrupto das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, no Fórum Esperança Maria de Oliveira

Alex Gonçalves/Bahia Dia a Dia - 06/11/2015 - 12:54
Link

Cadastramento biométrico de eleitores de Itabela começa nesta segunda (9). (Foto: Alex Barbosa/Bahia Dia a Dia)

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), inicia na próxima segunda-feira (9), o cadastramento biométrico dos eleitores de Itabela e Guaratinga. O atendimento será ininterrupto das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, no cartório da 189° zona eleitoral, do Fórum Esperança Maria de Oliveira.

Os eleitores dos distritos dos municipios também estarão sendo cadastrados. Para fazer o cadastro, é preciso apresentar o título de eleitor, o documento de identidade original e cópia e um comprovante de residência. Alguns eleitores de Itabela já realizam o cadastro.

Karine Rodrigues de Souza, funcionária do cartório da 189ª Zona Eleitoral responsável pelo cadastramento biométrico, destaca que os eleitores devem ter paciência no momento do cadastramento, que pode levar de 10 a 20 minutos. Apenas uma funcionária está apta a realizar os cadastros. Após o cadastramento, o eleitor vai retirar o seu novo título com as informações atualizadas.

Em Itabela, 22.411 eleitores deverão realizar o cadastro até 2018. (Foto: Alex Barbosa/Bahia Dia a Dia)

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o cadastramento biométrico deve ser feito mesmo para os eleitores facultativos que possuam o título, como jovens de 16 a 18 anos e idosos acima de 70 anos. A previsão é que biometria seja obrigatória Itabela nas eleições de 2018. 

Em Itabela, 22.411 eleitores deverão realizar o cadastro até 2018. Já Guaratinga, 15.041 serão cadastrados. Os dados é baseado na última eleição de 2012.

A biometria começou a ser usada pela Justiça Eleitoral em 2008 para evitar fraudes nas eleições, segundo a Justiça Eleitoral

Cadastro será realizado no cartório da 189° zona eleitoral, em Itabela.(Foto: Alex Barbosa/Bahia Dia a Dia)

MAIS NOTÍCIAS