Moradores de Trancoso se mobilizam contra focos do Aedes aegypti

Redação com informações da SAT - 11/04/2016 - 09:30
Link

Moradores do distrito de Trancoso, em Porto Seguro, realizaram neste domingo, 10, um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e o vírus da zika. Ação que contou com o apoio de agentes de endemias e de saúde, consistiu na visita de casas, com objetivo de conscientizar a comunidade local sobre a importância de não acumular lixo em casa, e deixar o ambiente sempre limpo para evitar os focos nas residências.

A orientação para diminuir o número de casos de dengue é que os moradores dediquem dez minutos semanais à limpeza dos principais criadouros do mosquito.  Muitos dos focos da dengue estão dentro das casas, como em caixas d'água e nos pratinhos de vasos de plantas.

O presidente da Sociedade Amigos de Trancoso- SAT, disse que é necessário que haja uma mudança efetiva de hábitos da população.  ”Já o comerciante, “Boca” da Marcenaria Arte Nativa, ressaltou que as pessoas já têm o conhecimento do perigo, e agora a população está transformando em atitude.

A coordenação da campanha informou que durante a semana, há agentes nas ruas e, além de conscientizar os moradores, as equipes trabalham no combate aos focos.

A ação foi idealizada pela Marcenaria Arte Nativa e tem o apoio e participação da SAT (Sociedade Amigos de Trancoso), Pastoral da Criança, Grupo Formiguinhas, Associação Despertar Trancoso, Agentes de endemias e de saúde da Prefeitura de Porto Seguro, Igrejas, Escolas de Trancoso e empresariado local.

MAIS NOTÍCIAS