Prefeita Cordélia fala sobre medidas adotadas para reduzir prejuízos causados pela chuva
Prefeita Cordélia Torres esclarece medidas desenvolvidas pela gestão pública para conter impactos do temporal que atingiu Eunápolis

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 30/11/2021 - 08:05
Link

Fortes chuvas voltaram a causar estragos na região no final da tarde de segunda-feira, dia 29. Em Eunápolis, a prefeita Cordélia Torres havia acabado de dar uma entrevista falando sobre os estragos causados pelo forte temporal que atingiu o município na sábado, dia 27, quando voltou a chover forte no município.

De acordo com a prefeita, no sábado, dia 27, aproximadamente 70% das cerca de 60 mil residências que tem no município foram atingidas pelos estragos causados pelo chuva. “Quando voltei para casa, depois de percorrer as ruas da cidade, também tive que retirar água de dentro de casa. A chuva atingiu a todos”, ressaltou a prefeita. Segundo ela, ainda não foi possível fazer o levantamento completo do número de famílias que ficaram desabrigadas devido às chuvas de sábado. 

Durante coletiva, prefeita divulgou telefone da ouvidoria . (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)
Cordélia pediu solidariedade a população, por meio da doação de alimentos, roupas, colchões, e outros utensílios que os mais prejudicados pelos danos causados pelo temporal estão necessitando neste momento.

A prefeita informou, que desde a noite de sábado uma força tarefe está nas ruas do município tentando resolver os problemas mais urgentes. Além disso, um comitê de crise foi montado acompanhar o caso. Secretários Municipais e servidores do município se uniram a policia militar, civil e bombeiros para ir as ruas dar apoio a comunidade.
Coletiva reuniu diversos veículos de comunicação da região. (Foto: DIvulgação)
Além de solicitar apoio por meio de doações, a prefeita alertou o risco que o plantio, sem orientação técnica adequada, de árvores de grande porte representa e solicitou a população que redobre os cuidados em relação ao descarte do lixo residencial. “Tivemos muitas ruas alagadas porque os bueiros foram entupidos por uma grande quantidade de lixo. Tivems a queda de muitas árvores, graças a Deus não tivemos vítimas, mas por favor, evitem plantar árvores de grande porte sem orientação”, ressaltou a prefeita.

Durante a coletiva, Cordélia informou ainda que as aulas municipais tiveram que ser interrompidas por 48 horas devido a danos causados em escolas e oito unidades de saúdo do município tiveram que ser interditadas. “A chuva danificou também prédios públicos”, informou ela.

Segundo Cordélia, além do comitê de crise, está semana chega a Eunápolis, uma equipe da Defesa Civil do Governo do Estado. “Estamos contando com o apoio do governo Federal e Estadual para enfrentar esse difícil momento. Há 20 anos o município não era atingido por um temporal como fo o do último sábado e ainda tem previsão de mais chuvas até sexta-feira”, ressaltou ela.

MAIS NOTÍCIAS