Índios Pataxós levam demandas para secretarias e órgãos do governo

REDAÇÃO/BAHIA DIA A DIA - 01/11/2019 - 14:44
Link

Uma agenda cansativa, porém produtiva, é como líderes pataxós avaliaram a série de reuniões realizadas semana passada com integrantes de secretarias e órgãos do governo baiano para discutir demandas da comunidade indígena. Eles voltaram para casa com boas promessas, entre elas a conclusão até dezembro da Escola Estadual de Coroa Vermelha, abertura de poços em três aldeias, doação de 20 barracas de artesanato para comércio indígena, parceria em projetos e oficinas de biojoias e realização de seminários de mulheres e adolescentes.

A iniciativa partiu da assessoria do mandato do deputado estadual Jacó (PT), representada na figura do cacique Fred, que construiu e acompanhou pessoalmente a programação ao lado de lideranças das aldeias pataxós de Coroa Vermelha e Jaqueira, localizadas no município de Santa Cruz Cabrália.

O grupo veio a Salvador com demandas em alimentação, educação escolar, esportes para crianças e adolescentes, saúde da mulher e do adolescente, agricultura familiar e energia elétrica. "Estamos escavacando dentro dessas secretarias de governo tudo o que se refere às políticas para os povos indígenas", disse Fred.

As reuniões ocorreram nas Secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Educação, Infraestrutura e Desenvolvimento Rural (SJDHS, SEC, Seinfra e SDR), Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesbe), Secretarias de Cultura e Turismo (Secult e Setur) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Fizeram parte da agenda os caciques e cacicas Fred, Sinaldo, Siratã, Cleudes, Kayrana Pataxó, Juari Pataxó e Kandara Pataxó.

MAIS NOTÍCIAS