PRF resgata pássaros silvestres em situação de maus-tratos em Eunápolis
Foram encontradas 6 aves silvestres das espécies pássaro-preto, canário e coleirinho.

REDAÇÃO DO BAHIA DIA A DIA - 20/07/2020 - 09:14
Link

Na tarde deste domingo (19), policiais rodoviários federais faziam fiscalização de combate a criminalidade na altura do quilômetro 720 da BR 101, trecho do município de Eunápolis, quando abordaram uma caminhonete MMC/L200 Triton, com 4 ocupantes.

Durante os procedimentos de fiscalização, a equipe solicitou os documentos de porte obrigatório e de identificação pessoal dos passageiros. Na entrevista, os PRFs notaram sinais de nervosismo e respostas desencontradas por parte dos ocupantes.

Em seguida, os agentes realizaram uma revista minuciosa no veículo e foramencontradas 6 aves silvestres das espécies pássaro-preto, canárioe coleirinho.

Todos os pássaros estavam aprisionados no assoalho do carro em duas gaiolas ensejando total falta de cuidados, higiene e maus tratos.

Dada às circunstâncias e após entrevista aos ocupantes do automóvel, o passageiro de 26 anos de idade assumiu a responsabilidade pela captura dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Informou ainda que ‘pegou’ em uma propriedade na cidade de Eunápolis (BA) e que pretendia levar os animais para Jordânia (MG).

Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator que trabalhade 25 anos de idade responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do Centro de Triagem (CETAS) de Porto Seguro (BA), onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

MAIS NOTÍCIAS