Processo de licitação e a transparência no setor público
Pregoeira há 11 anos no município de Itabela fala dos desafios da carreira

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 11/07/2019 - 10:55
Link

Há quase 11 anos a frente do setor de licitação da prefeitura de Itabela, Gionara de Souza Pinha, fala dos desafios e responsabilidade de ocupar o cargo. Formada em administração, ela é acadêmica do curso de direito, e pós-graduando na área de licitação com vários cursos e congressos na área. 

Gionara de Souza presta consultoria em câmaras de vereadores e prefeituras da região e falou ao BAHIA DIA A DIA que um dos maiores desafios de sua carreira foi a condução da licitação do precatório de Itabela, onde foi o primeiro município da região a trabalhar com o recurso.

“Foi um grande desafio conduzir de forma transparente todo o processo licitatório, devido o valor do montante e pela quantidade de empresas participantes. Além de tudo, filmamos e fotografamos todas as etapas, dando mais transparência ao processo”, destacou a especialista.

Ela também é pregoeira do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Costa do Descobrimento (CONDESC), responsável pela licitação que agrega todos municípios que compõem o consórcio.

“É uma responsabilidade ainda maior porque no CONDESC são feitas licitações os municípios  consórcio, mas com transparência e responsabilidade conseguimos fazer com maior zelo” informou.

Referente as novas leis, Gionara de Souza disse que seu cargo exige sempre estar atualizada até mesmo sobre o projeto de lei 6.814 que ainda está em tramitação no congresso nacional e deve substituir a lei de licitações e contratos de 1993. “Estou plenamente preparada e ansiosa para a nova alteração e certeza que será mais um desafio que iremos ter com toda responsabilidade”, concluiu.

MAIS NOTÍCIAS