Uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (29), aponta as plantações de eucaliptos como uma das responsáveis pelo desmatamento da Mata Atlântica na Costa do Descobrimento.
De acordo com especialistas, as fazendas de eucaliptos já engoliram a floresta nativa em anos anteriores, o que pode ter voltado a ocorrer. Prova disso foi quando a empresa Veracel Celulose, foi condenada a pagar R$ 20 milhões por desmatamento no extremo sul da Bahia, em 2008, conforme publicou o jornal A Tarde.
Entre 2015 e 2016, a Bahia foi campeã nacional de desmatamento da vegetação atlântica, com a derrubada de mais de 12 mil hectares de vegetação. Metade desse total, foi desmatado nos municípios de Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Porto Seguro.
A reportagem da Folha de São Paulo ainda revela que o desmatamento no estado cresceu 207% em relação à análise anterior, que ocorreu nos anos de 2014 e 2015 e que há dez anos não havia uma derrubada do bioma nessas proporções. Os dados foram divulgados através de um mapeamento realizado pela ONS SOS Mata Atlântica e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).