Comunidade isolada em Belmonte bloqueia desvio da BR-101 em protesto

RADAR.NEWS - 04/06/2025 - 08:57
Link

A comunidade do distrito de Santa Maria Eterna, em Belmonte, bloqueou a BA-658, no desvio da BR-101, na manhã desta quarta-feira (4), em protesto pelas precárias condições do trecho que tem servido de desvio para o tráfego da BR-101 desde a interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi.

A BA-658 é uma das principais rotas alternativas que têm sido utilizadas pelos motoristas, especialmente caminhoneiros, e um dos trechos passa pela comunidade de Santa Maria Eterna. A pista não é asfaltada e, nesse período de chuvas, está com lama e cheia de buracos, o que dificulta ainda mais a passagem dos veículos. Além disso, a comunidade é uma das que ficaram isoladas devido à interdição da ponte.

O protesto foi encerrado por volta do meio-dia, após um representante do DNIT comparecer ao local e prometer atender parte das demandas apresentadas pela comunidade.

O protesto da comunidade de Santa Maria Eterna tem o apoio da Unitac, associação dos caminhoneiros do Espírito Santo. Em um vídeo nas redes sociais, o representante da entidade, Bira Nobre, ressaltou o prejuízo causado ao transporte de carga devido ao fechamento da ponte e criticou a falta de informação, por parte do DNIT e do governo federal, sobre o que será feito da estrutura, se será demolida ou apenas reformada. Segundo ele, a situação está insustentável e há risco de haver desabastecimento na Bahia devido às precárias condições dos desvios.

“Precisamos chamar atenção das nossas autoridades. Entendo que, se fizesse uma força-tarefa, com certeza a gente conseguiria resolver esse problema o mais rápido possível”, disse Bira Nobre.

MAIS NOTÍCIAS