Prefeito Jânio Natal sai em defesa da realização de eventos no quadrado em Trancoso: “Estou com a maioria”

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 09/05/2023 - 10:43
Link

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PODEMOS), divulgou um vídeo na noite desta segunda-feira (08), em favor da realização dos eventos no Quadrado, no distrito de Trancoso.

De acordo com o prefeito, a realização das festas aquece a economia do Litoral Sul. “Já decretei a criação da comissão que vai estudar a elaboração das regras para manutenção das festas no Quadrado de Trancoso e acionei a Procuradoria Geral do Município para atuar na demanda, levantando os questionamentos que causaram a ação civil pública e a suspensão dos eventos, afetando de forma significativa a atividade econômica do distrito e sua população.” Disse.

O prefeito também informou que vai encontrar um meio-termo, para que Trancoso volte a ser o destino mais procurado do Brasil para a realização destes eventos “São eventos que empregam mão-de-obra local e geram renda para o distrito, mantendo as festas em perfeita harmonia com o meio ambiente e o patrimônio histórico” frisou.

O CASO

Um imbróglio judicial que envolve uma associação, um resort de luxo e diversos espaços de festas no Quadrado de Trancoso afastou dezenas de cerimônias e pode sepultar um crescimento rápido visto na região nos últimos anos.
O impasse começou após ações impetradas pela Associação Despertar Trancoso, que questionou eventos com som alto durante a madrugada. De acordo com representantes do setor, mesmo com tentativas de adequação, eventualmente foram proibidos eventos a qualquer horário do dia. A empresária Mannu Carvalho, que atua no setor de eventos e moradora de Trancoso, explicou como começou a disputa, que agora culminou com um movimento de diversos fornecedores para tentar derrubar a decisão judicial que atendeu aos pedidos da Despertar.
 
“A gente fazia mais de 100 casamentos por ano no Quadrado, porque as pessoas casavam na igreja e faziam comemorações naqueles restaurantes ali. Sempre foram casamentos menores, em que era mais fácil pagar com a estrutura menor”, narrou Carvalho. 
 
Em 2017, a Associação Despertar entrou com a primeira ação, pedindo o fim dos casamentos no Quadrado. Porém, um acordo garantiu que as festas continuassem desde que encerrassem até 23h. "Eu fiz alguns casamentos inclusive de manhã, e aí os noivos faziam almoço. Até que um dos lugares fez um evento e sofreu um processo não apenas cível, mas criminal também. E foi suspenso o direito de receber alvará para eventos".
 
A prefeitura de Porto Seguro tentou intermediar um acordo entre a associação e os espaços para liberar os eventos, já que a gestão está impedida por decisão judicial de emitir os alvarás. O próprio prefeito, Jânio Natal, teria participado das conversas, mas não houve um consenso. 

MAIS NOTÍCIAS