5ª edição do Cine Itabela celebra arte e premia talentos locais

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 12/12/2023 - 23:18
Link

No último sábado (10), Itabela se transformou em um verdadeiro centro de celebração da arte e cultura com a quinta edição do "Cine Itabela". O festival de cinema, já reconhecido como um marco no Extremo Sul da Bahia, premiou o talento de jovens cineastas, destacando oito filmes selecionados em oito categorias distintas.

Os holofotes do evento iluminaram produções realizadas pelos alunos de Audiovisual do Colégio Estadual Paulo Freire, sob a orientação e supervisão do professor e cineasta Sid Oliveira. A plateia teve o privilégio de mergulhar em uma experiência cinematográfica única, imersa em curtas-metragens, enquanto desfrutava do clássico acompanhamento: pipoca.

Entre os destaques da noite, o filme "High" conquistou as estatuetas de melhor filme, melhor edição, melhor atriz coadjuvante e também foi a escolha da plateia. Enquanto isso, "Um Olhar Diferente" foi premiado nas categorias de Melhor Atriz, Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante. "Dívida de Sangue" levou para casa o prêmio de Melhor Ator, e "Jason x Mick Myers" foi reconhecido pela Melhor Fotografia.

Filme High conquistou as estatuetas de melhor filme, melhor edição, melhor atriz coadjuvante. (Foto: Beto Muniz)

O idealizador do projeto, Sidvaldo Oliveira, compartilhou sua motivação por trás da iniciativa. "A ideia surgiu quando nossos alunos participaram de um festival na Bahia e percebemos que Itabela sempre se destacava fora daqui. Daí veio a inspiração de promover um projeto que reconhecesse os talentos cinematográficos locais", explicou.

Durante o evento, Sidivaldo expressou sua gratidão pelo apoio recebido na concretização desse projeto. "Só temos a agradecer a todos que contribuíram para o sucesso desta edição, como o Rotary Club, que nos cedeu o espaço, a vereadora Simone Sossai, ao empresário Zé Sossai, ao diretor do colégio, Mauro Luiz, e a todos os envolvidos", enfatizou.

 idealizador do projeto, Sidvaldo Oliveira, compartilhou sua motivação por trás da iniciativa. (Foto: Beto Muniz)

A cerimônia, prestigiada por diversas autoridades, pais, alunos e membros da imprensa. O “Cine Itabela" continua a ser uma plataforma importante para o reconhecimento e incentivo dos talentos na sétima arte, consolidando-se como um evento imperdível na agenda cultural da região.
 

MAIS NOTÍCIAS