Defasado desde 2007, o novo plano de cargos e salários dos servidores da educação de Itabela que começou a ser elaborado em 2013, foi concluído na manha deste sábado (1), na Câmara de vereadores.
Elaborado por uma comissão composta por servidores da educação, APLB Sindicato, representantes do executivo e pelo consultor técnico da APL Salvador, o economista, Joel Câmara, o novo plano será entregue ao executivo que terá 20 dias para se pronunciar.
Com a reformulação do plano, além dos professores e técnicos administrativos, agora também contempla outros funcionários do quadro da educação, como, merendeiras, zeladoras, vigilantes, motoristas e todos os demais servidores da educação que terão revisados seus cargos e salários.
Para o coordenador da APLB Itabela, Valtim Lima, a conclusão do plano trás um grande avanço para a categoria “Importância enorme pois o nosso plano já estava defasado desde 2007 e agora podemos comprovar que temos estatuto que nos garante a reformulação do plano tendo em vista que vai recuperar as perdas salariais", disse.
Para o consultor Joel Câmara, o atual plano de carreira, apesar de ser tão novo, uma lei de 2010, já nasceu envelhecido, " O plano atual possui conceitos inadequados, imperfeições e incorreções do ponto de vista da estrutura gramatical e da estrutura legal, ele foge muito dos conceitos do que é valorização dos profissionais da educação", disse Joel Câmara, afirmando que o novo plano é uma vitória dos trabalhadores da educação.
O novo plano já esta concluído e agora a categoria espera um parecer favorável do executivo, estando a comissão pronta para resolver qualquer dúvida e prestar esclarecimentos técnico esperando assim de imediato a aprovação do prefeito.