Aneel propõe tornar Pix obrigatório para pagar conta de luz
É possível votar em consulta pública por meio de e-mail; confira

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 14/09/2022 - 11:57
Link

Em reunião nesta terça-feira, 13, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu abrir consulta pública para incluir o Pix como opção de pagamento para as contas de luz em todo o país. É possível contribuir a partir desta quarta-feira, 14, até 31 de outubro, por meio do e-mail: cp042_2022@aneel.gov.br.

O pix começou a ser utilizado para pagamentos do tipo em 2020, quando a agência firmou um acordo de cooperação técnica com o Banco Central. Porém, se a proposta for aprovada na consulta pública, a modalidade se tornará uma forma de pagamento obrigatória para as faturas. 

A opção deverá ser apresentada por meio de QR Code, disponibilizado nas versões virtuais ou impressas.

“A intervenção regulatória, além de melhorar a experiência para o consumidor poderá reduzir os custos operacionais das distribuidoras, o que poderá se reverter em modicidade tarifária. Além disso, a alteração incentiva a modernização dos processos de arrecadação e cobrança”, diz a Aneel, em nota.

Caso a norma seja aprovada, as distribuidoras terão 90 dias para se adaptarem. No fim do período de consulta pública, a diretoria da Aneel vota novamente o projeto. Com informações do Portal A Tarde

MAIS NOTÍCIAS