Defesa Civil Nacional alerta para previsão de chuvas intensas na Bahia
A região do Recôncavo deve ser a mais atingida pelo temporal

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 25/11/2022 - 18:08
Link

A Bahia deve ter chuvas intensas a partir desta sexta-feira (25) e segue até domingo (27), conforme o alerta da Defesa Civil Nacional, emitido nesta tarde. De acordo com a instituição, a região do Recôncavo baiano deve ser a mais atingida pelo mau tempo. Outros estados também estão em alerta, são eles: Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuvas podem chegar a 100 milímetros por dia.

Existe, também, a possibilidade de ventos intensos, que podem variar de 60 km/h a 100 km/h. Com isso, há risco de inundações, alagamentos e deslizamentos de encostas, além de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas.

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, destaca a importância de que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais, além de adotar medidas de autoproteção.

“É fundamental que a população adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. É importante que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção”, observou.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já comunicou as defesas civis estaduais do risco e opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa. Com informações do Bahia.ba

MAIS NOTÍCIAS