A classe de produtores de café da cidade de Itabela decidiu aderir a mobilização nacional que será realizada nesta sexta-feira (24). O objetivo da manifestação é chamar atenção para o descontentamento da classe que hoje é responsável pela produção de um terço do café mundial, segundo a a OIC - Organização Internacional do Café.
Entre as reivindicações dos produtores estão os preços abusivos, inflexibilidade de negociação das dívidas com agentes financeiros, juros abusivos, e a necessidade da criação de uma Organização nacional dos produtores de Café.
“A nossa mobilização será ás 8hs da manhã no trevo de Itabela. Convoco todos os produtores de café, de pimenta, enfim, a galera do agronegócio. Que vocês estejam com a gente nessa mobilização pacífica. Temos que abraçar a causa Juntos”, afirmou o presidente do sindicato dos produtores rurais de Itabela, Gilberto Borlini em um vídeo divulgado.
O trânsito na BR-101 não será interrompido. O movimento terá apoio da Policia Rodoviária Federal (PRF) e da Policia Militar.
Os produtores de café da cidade de Itabela se unirão aos demais produtores de café do Brasil que estão situados nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia.