No dia 4 de outubro, domingo, ocorre em Guaratinga e nos Distritos, a eleição para os membros do Conselho Tutelar. O horário de votação vai das 8h às 17h e para participar do processo basta apenas levar o título de eleitor ou qualquer outro documento com foto.
Dez candidatos foram habilitados para participar do processo em Guaratinga. O eleitor poderá votar em até cinco candidatos. Serão eleitos os cinco candidatos mais votados, onde terá o mandato de 10 de janeiro de 2016, até 10 de janeiro de 2020.
Em Guaratinga, a votação acontece na sede do Instituto de Educação e nos distritos: São João do Sul (Escola João Alves Ferreira), Monte alegre (Escola Jovina Pereira), Buranhem (Escola Wilson Nunes da Silva), Cajuíta (Escola Onilza Nunes), Barra Nova (Escola Antônio Carlos Magalhaes).
A eleição é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guaratinga (CMDCA), com escolha feita pela comunidade local e sob a responsabilidade do CMDCA e fiscalização do Ministério Público.
Para Erimaila Costa, presidente do CMDCA de Guaratinga, a expectativa para a eleição são as melhores “Este ano existe alguns diferenciais, entre eles os exames psicológicos e alguns outros requisitos, o que fez um número menor de participantes, mas com candidatos preparados para esta o cargo” disse.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo e não jurisdicional encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme previsto no Art. 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas pelo e-mail cmdcaguaratinga@hotmail.com.
CONHEÇA O PERFIL DE CADA CANDIDATO AO CONSELHO TUTELAR DE GUARATINGA: