O juiz da 189ª zona eleitoral – que compreende os municípios de Itabela e Guaratinga – Heitor Awi fez uma avaliação positiva das eleições 2018 no município itabelense, que aconteceram neste domingo (07). Ao BAHIA DIA A DIA, ele destacou que o pleito foi mais uma vez bem organizado e que não foram registrados maiores incidentes.
Foram ressaltados os pontos positivos da votação eleitoral, como a biometria e a tecnologia. “O sistema biométrico ofereceu o que nós precisávamos que é a segurança na identificação do eleitor, os poucos eleitores que tiveram problema com a biometria conseguiram votar através do documento de identidade. Nas próximas eleições, ao que tudo indica, E com o drone que tivemos à disposição da Justiça Eleitoral, conseguimos repreender a boca de urna e outras práticas ilícitas, e queremos aprimorar esse trabalho e dispor de mais drones nas próximas eleições”, disse Awi.
Ele ainda frisou os contratempos registrados durante as eleições foram solucionados. “O que aconteceu e sempre acontece é questão de boca de urna e derramamento de santinhos, mas fiscalizamos e repreendemos, tivemos diversas apreensões. Outro problema foi um colégio que não foi preparado a tempo, pedimos desculpas aos eleitores nesse aspecto, pois algumas sessões ficaram apertadas, mas nas próximas eleições isso será regularizado”, esclareceu.
O juiz agradeceu àqueles que contribuíram para o resultado positivo das eleições. “Agradeço à população que colaborou, mesários, fiscais e funcionários da Justiça Eleitoral que puderam proporcionar uma festa da democracia”, comentou.
Awi ainda falou sobre as mudanças para as próximas eleições. “2020 será diferente, pois, ao que tudo indica, toda a eleição será pelo sistema biométrico, então todos os eleitores da 189ª zona eleitoral precisarão fazer a biometria. Então, quem não tiver cadastrado - tudo está caminhando para a gente compreender dessa forma - não poderá exercer seu direito de voto”, esclareceu.