Faltando menos de quinze dias para a posse dos vereadores eleitos, as articulações para a nova composição da Mesa Diretora da Câmara de Itabela têm agitado os bastidores do Legislativo Municipal. Os diálogos e reuniões com vereadores já começaram e devem continuar ao longo das próximas semanas.
Conforme os bastidores, dois grupos já estão se reunindo e buscando alianças para tentar lançar a chapa e construir a nova formação para ocupar espaços na casa.
De um lado, o nome do atual presidente da câmara, Joaldo Lima, está ganhando adeptos, principalmente, dos vereadores reeleitos. Joaldo é visto como um parlamentar de respeito e seriedade e teve boa condução perante a casa no último biênio, isto o torna forte candidato a reeleição.
Por outro lado, um grupo formado, com a maior participação de vereadores eleitos para o primeiro mandato, começou a se articular para escolher um nome, dentre eles, para formar uma chapa. Na tarde desta sexta-feira (04), nove dos trezes vereadores eleitos estiveram reunidos e, segundo informações, o bate-papo foi muito proveitoso.
"Foi só um encontro entre os colegas, não surgiu e nem foi citado nenhum nome ainda. Foi só o primeiro passo para ter uma união e começar a construir a chapa. Pode sim surgir um nome de consenso dentro desse grupo. Estamos bem confiantes”, disse um vereador ao BAHIA DIA A DIA.
Um fator positivo é o diálogo e parceria dos dois lados junto ao gestor municipal, na busca de projetos de desenvolvimento para Itabela.
Segundo apurou pela reportagem os próximos dias devem ser decisivos para a formação das chapas que serão avalizadas pelos vereadores.