Veracel avança em iniciativas de diversidade e inclusão
Objetivo é valorizar e reconhecer as diferenças e incentivar um ambiente de trabalho respeitoso e pautado pela igualdade de oportunidades

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 29/11/2022 - 11:28
Link

Desde 2020 a Veracel, indústria de celulose localizada no Sul da Bahia, tem trabalhado em um diagnóstico e planejamento estruturado para ampliar as iniciativas de diversidade e inclusão na companhia. Em 2022, a empresa consolidou importantes avanços com ações que valorizam a formação, a atração de pessoas diversas para a companhia e a retenção desses talentos. 

“Para a Veracel é de extrema importância não apenas ampliar a diversidade de pessoas dentro da companhia, mas também receber bem a todas e todos dentro da corporação, com um plano de carreira e desenvolvimento profissional estruturado e ainda promover ações para oferecer novas oportunidades de qualificação, emprego e renda às pessoas da comunidade em que estamos inseridos” destaca Dienane Brandão, gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional da Veracel.

Como parte do seu programa EducaVeracel, a empresa tem investido na formação de mão de obra local, com o objetivo de desenvolver e formar novos profissionais na região, tanto para futuras oportunidades na companhia como para o mercado. As vagas de formação profissional são voltadas preferencialmente para o público feminino, pessoas com deficiência e pessoas negras (pardas e pretas). Esse ano, 40 vagas foram disponibilizadas nos cursos de Operadora de Máquinas Florestais – exclusivo para mulheres e Mecânica e Mecânico de Máquinas Florestais. Das oportunidades, 28 foram preenchidas por mulheres, um número inédito. Os cursos já estão em andamento.

Além disso, a Veracel também realizou o recrutamento de 50 jovens aprendizes, entre pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas), mulheres, indígenas e pessoas com deficiência nos cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Fabricação de Fibra Celulósica. No total dos cursos, mais de 90 pessoas serão beneficiadas e terão a garantia de poder aplicar o conteúdo aprendido na própria empresa, por meio de estágio remunerado (bolsa auxílio).

“Participar deste curso é muito importante para minha formação profissional porque é uma grande oportunidade para ampliar minhas opções no mercado de trabalho, que precisa de mão de obra especializada. Além disso, aqui na minha região não temos muitos recursos profissionalizantes, especialmente nessa área da mecânica florestal, então esse programa de formação contribuirá bastante” comenta Edleuza Nascimento Santos, indígena taquari e aluna do curso de Mecânica de Máquinas Florestais.

“O curso de formação de operadoras de máquinas florestais é um marco para nós. Quando estivermos na fase do estágio, será a primeira vez que teremos uma turma formada exclusivamente por mulheres na operação de colheita florestal na companhia, o que mostra a preocupação da Veracel em aumentar a presença feminina em atividades habitualmente ocupadas por homens de forma qualificada e com oportunidades igualitárias”, complementa Dienane.

A Veracel também criou os Diálogos pela Diversidade, que são pílulas informativas na comunicação interna da empresa para estimular ainda mais o entendimento dos funcionários sobre o tema. Também em uma iniciativa interna, a companhia também promove anualmente a Semana da Diversidade com o objetivo de oferecer sensibilização e letramento, promovendo assim uma cultura mais inclusiva. 

Outra iniciativa importante foi a formação de cerca de 90 funcionários em Comunicação em libras e a participação de intérpretes em libras em todos os eventos e lives internas.

A Veracel também avançou nos estudos de acessibilidade para, até 2025, ampliar o acesso e realizar cada vez mais adequações nos postos de trabalho, para tornar o ambiente da companhia ainda mais inclusivo, desde o transporte de funcionários até a melhor utilização de áreas comuns da empresa. 

A trajetória da Diversidade e Inclusão na Veracel

 O trabalho da Veracel com as iniciativas de diversidade e inclusão começou de forma estruturada em 2020, com a formação de um comitê de voluntários de diferentes áreas e cargos da companhia. O grupo conta com grupos de trabalho com foco em equidade de gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA + e gerações.

A primeira etapa do projeto foi a estruturação das ações, dos objetivos e das metas para os próximos anos, além da contratação de uma consultoria especializada para a realização de um censo de diversidade e de uma pesquisa de percepção das pessoas da Veracel a respeito do tema. Com essas ferramentas, a empresa produziu um diagnóstico real para o mapeamento das ações necessárias.

A iniciativa tem o envolvimento da alta liderança e de colaboradoras e colaboradores voluntários, sendo que cada um dos diretores está envolvido nos grupos de trabalho. Inclusive o CEO da empresa ocupa uma cadeira e atua ativamente no comitê para o desenvolvimento de diversidade e inclusão.

Em 2022, a Veracel fez também uma avaliação da Governança do seu Programa de Diversidade, assim como a revisão de processos que auxiliarão a companhia a continuar avançando na pauta. Como exemplos, estão as políticas e procedimentos de Recrutamento e Seleção e do Ciclo de Gente. 

O objetivo da iniciativa é olhar de forma estratégica para os públicos interno e externo da empresa, garantindo oportunidades de trabalho equitativas para todas as pessoas. “A Veracel vem semeando uma linda jornada de diversidade, equidade e inclusão, para seus colaboradores e para a comunidade no entorno e seguiremos trabalhando no fomento de uma cultura inclusiva e respeitosa para todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero, orientação afetiva e sexual, idade, cor, raça, deficiência, religião, regionalidade, etc”, destaca Renata Nahon, especialista de Diversidade da Veracel.

Além disso, a companhia é signatária de pactos com consultorias e parceiros especializados em diversidade que validam o compromisso da Veracel em trabalhar em prol da inclusão e equidade, como a REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social, que luta pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, junto ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+, com a Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero e com a Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas.

MAIS NOTÍCIAS