Veracel e CI-Brasil trabalham juntas para o fortalecimento da Cadeia Produtiva da Pesca no Sul da Bahia
Parceria visa a mapear as oportunidades e fragilidades da cadeia Produtiva da Pesca para promover projetos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico na Pesca e Turismo na região

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 05/04/2022 - 15:43
Link

Compreender como funcionam as cadeias produtivas locais é fundamental para promoção de ações de desenvolvimento sustentável. É nessa direção que a Veracel Celulose, localizada no Sul da Bahia, e a Conservação Internacional (CI-Brasil), organização sem fins lucrativos que trabalha pela proteção da biodiversidade e pelo bem-estar das pessoas, estabeleceram uma parceria a fim de mapear a cadeia produtiva de pesca da região do Extremo Sul da Bahia. O objetivo é conhecer as potencialidades e as necessidades dessa cadeia produtiva para que seja possível direcionar, de forma mais estratégica, os investimentos sociais da empresa e estimular novas parcerias e fomentadores.

“A construção desse mapeamento trará muitos benefícios à comunidade e permitirá que a Veracel e outras instituições com atuação na região estudem projetos futuros que façam a real diferença para o desenvolvimento da cadeia de pesca do Sul da Bahia,” destaca Izabel Sousa, especialista em Responsabilidade Social da Veracel.

Para a Conservação Internacional, a iniciativa também pode sugerir melhores práticas para apoiar o desenvolvimento socioeconômico das famílias na região. “A parceria viabiliza uma expansão desse conhecimento e nos permitirá, em breve, alcançar novos padrões de sustentabilidade”, afirma Guilherme Dutra, Diretor do Programa Marinho, da Conservação Internacional (CI-Brasil). Esse mapeamento ocorre no ano em que se celebra o Ano Internacional da Pesca Artesanal e Aquicultura, um importante marco para tratar da importância deste setor.

Para a realização do mapeamento, serão realizadas diversas ações, entre elas entrevistas com moradores locais – pescadores e pescadoras, comerciantes e demais membros das comunidades de pesca, além de pessoas que atuam em toda a cadeia que deriva da atividade, como restaurantes, pousadas, hotéis, transportes, entre outros.  O material deve ficar pronto no início de 2023.

A Conservação Internacional trabalha em temáticas de restauração, pesca e turismo sustentáveis e atua no apoio a comunidades tradicionais e povos indígenas. Também realiza a proteção de áreas marinhas e produz conhecimento, por meio de parcerias, políticas públicas e do desenvolvimento de ideias inovadoras. A organização está presente na Região de Abrolhos, no Extremo Sul da Bahia, há 25 anos, promovendo ações de proteção aos oceanos e o fortalecimento da cadeia de pesca sustentável.
 

Apoio constante à pesca

Desde 2005, no início das operações da Veracel no Terminal Marítimo de Belmonte para o transporte de suas cargas de celulose, a Veracel ampliou o diálogo com as comunidades pesqueiras da região e firmou acordos para apoiar essas associações em ações de comunicação e segurança no mar, melhorias de infraestrutura e iniciativas de geração de renda. As diversas ações realizadas pela empresa foram reconhecidas pela Conservação Internacional e contribuíram para uma maior aproximação, permitindo a efetivação da parceria que acaba de ser anunciada.

Enquanto o mapeamento da Cadeia Produtiva da Pesca e Turismo Sustentáveis estiver sendo executado, a Veracel seguirá cumprindo os compromissos já firmados e demais ações de diálogo e relacionamento com as respectivas comunidades. “Para a Veracel, o foco do mapeamento é identificar potencialidades e oportunidades que permitam ir além de acordos formais e promover o desenvolvimento territorial, sendo um agente de transformação para as comunidades pesqueiras e criando um legado positivo na região”, destaca Izabel Sousa. 

MAIS NOTÍCIAS