Veracel e Instituto IPÊ ampliam a qualificação de profissionais com bolsas de estudo
Há seis anos, a companhia oferece bolsas de estudo para mestrandos em conservação ambiental e sustentabilidade, em curso oferecido pela ESCAS, escola do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecologicas

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 16/04/2021 - 16:22
Link

Pelo sexto ano consecutivo, a Veracel Celulose apoia a qualificação de profissionais, com a oferta de bolsas de estudo para o mestrado profissional em conservação ambiental e sustentabilidade. O curso é oferecido pela ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas. Neste ano, como parte da disciplina de Resolução de Desafios do mestrado, os alunos fizeram a revisão do Plano de Manejo da reserva Estação Veracel localizada em Porto Seguro/BA. A resolução tem como objetivo que os alunos trabalhem em equipe para experimentar um desafio real de conservação, além de inspirar outras áreas protegidas no estabelecimento de parcerias com instituições de ensino e pesquisa.

No desafio, os 15 mestrandos de diferentes áreas de atuação se propuseram a revisar, em uma semana de trabalho, todo o plano de gestão da Estação Veracel quanto à fauna, flora, hidrografia, visitação, pesquisa, questões sociais e outras ações que a reserva poderá executar para proteger sua área de mais de 6 mil hectares de Mata Atlântica.

"No Brasil, há cerca de 1,5 mil RPPNs - Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), e a formação de profissionais que possam contribuir com a gestão dessas áreas é fundamental. Além disso, o desafio também demonstra que há potencial para ampliar a colaboração entre instituições acadêmicas e áreas protegidas, e assim gerar resultados importantes para a conservação da biodiversidade de nosso país", afirma Angela Pellin, que atuou como coordenadora da disciplina Resolução de Desafios nesta turma, pesquisadora do IPÊ e docente no mestrado profissional da ESCAS.

Trabalhos como este mostram que estas parcerias podem otimizar resultados acadêmicos e de desenvolvimento territorial. Segundo Cristiana Martins, cordenadora do mestrado, o curso profissional da ESCAS tem como premissa a inserção social, ou seja, o que os alunos produzem não somente é importante do ponto de vista pedagógico, mas também para gerar impacto socioambiental na região em que ocorre.

"É muito enriquecedor ter o plano de manejo da Estação Veracel revisado e atualizado por um grupo de profissionais multidisciplinares como este. Com certeza este trabalho trará novas visões e formas de aprimorarmos ainda mais nossa atuação como reserva" reforça Virginia Londes de Camargos, coordenadora da Estação Veracel. "Esperamos que esta parceria inspire outras reservas privadas a buscarem este tipo colaboração no meio acadêmico, o que sem dúvida nenhuma trará resultados muito positivos para ambos os lados" finaliza.

Sobre a parceria entre Veracel e IPÊ

A ESCAS é uma iniciativa do IPÊ para a formação de profissionais capazes de desenvolver, implementar e multiplicar ações na área socioambiental. Com a Escola, o IPÊ desenvolve uma parte importante de sua missão institucional, que é a de compartilhar conhecimentos para a conservação da biodiversidade, de maneira inovadora.

A Veracel é parceira do IPÊ desde 2015 e, por meio de bolsas de estudo, apoia a qualificação para que profissionais de diferentes áreas atuem diretamente em projetos voltados para a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região. A conclusão da turma atual de mestrandos está prevista para abril de 2022.

http://www.escas.org.br

Sobre a Veracel Celulose

Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas empresas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.

A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas - colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.

www.veracel.com.br

Sobre o IPÊ

O IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas é uma organização brasileira sem fins lucrativos que trabalha pela conservação da biodiversidade do país, por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis. Fundado em 1992, tem sede em Nazaré Paulista (São Paulo), onde também fica o seu centro de educação, a ESCAS - Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. A ESCAS também conta com turma Extra-Campus na Bahia.


Presente nos biomas Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e Cerrado, o Instituto realiza cerca de 30 projetos ao ano, aplicando o Modelo IPÊ de Conservação, que envolve pesquisa científica de espécies, educação ambiental, envolvimento e mobilização comunitária, conservação de habitats e da paisagem e apoio à construção de políticas públicas. Além de projetos locais, o Instituto também implementa trabalhos em diversas regiões, seguindo os temas Áreas Protegidas, Áreas Urbanas e Pesquisa & Desenvolvimento (Capital Natural e Biodiversidade).

O IPÊ é responsável pelo plantio de mais de 3 milhões de árvores na Mata Atlântica, contribui diretamente para a conservação de seis espécies de fauna, realiza educação ambiental e capacitação para 15 mil pessoas por ano, em média. Os projetos beneficiam 200 famílias com ações sustentáveis e conhecimento sobre conservação ambiental.

Para o desenvolvimento dos projetos socioambientais, a organização conta com parceiros de todos os setores e trabalha como articulador em frentes que promovem o engajamento e o fortalecimento mútuo entre organizações socioambientais, iniciativa privada e instituições governamentais.

MAIS NOTÍCIAS