População de Itabela clama por mais segurança ao Governo do Estado
A comunidade está em pânico com o número crescente de roubos, assaltos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais. 

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 12/12/2022 - 21:46
Link

A falta de segurança tem deixado assustado os cerca de 30 mil moradores do município de Itabela, a 670 quilômetros de Salvador. A comunidade está em pânico com o número crescente de roubos, assaltos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais. 

Os moradores e o poder municipal de Itabela reconhecem o esforço dos policiais militares que atuam no município, sob o comando do capitão Araújo, entretanto, o efetivo tanto da polícia militar como da civil, é pequeno frente ao tamanho do território do município e a população local. 

Com uma área de mais de 850 mil quilômetros quadrados, o município de Itabela conta com dois distritos e mais de seis povoados na zona rural. Apesar dessa extensa área, o município conta apenas com pequenos efetivos da polícia civil e militar na sede. 

Itabela é um município essencialmente agrícola e, devido ao aumento da criminalidade na zona rural, muitas famílias estão deixando o campo por causa falta da segurança.

DISTRITO COM 8 MIL MORADORES NÃO CONTA COM POLICIAMENTO - Uma das situações mais críticas de falta de segurança é no distrito de Monte Pascoal, que fica a cerca de 14 quilômetros da sede do município. O distrito possui oito mil moradores e não conta com nenhum efetivo fixo das polícias civil e militar. Os moradores locais reclamam dos constantes roubos e assaltos que ocorrem na localidade.

Monte Pascoal é rota para um importante destino turístico da região: o povoado de Caraíva, no município de Porto Seguro, que recebe anualmente milhares de turistas. Já passou a hora do distrito contar com um efetivo fixo pelo menos da Polícia militar, para garantir mais segurança para os moradores e turistas. 

PODER MUNICÍPAL GARANTE APOIO - Preocupado com a situação de insegurança, o poder público municipal já se colocou a disposição para apoiar com um espaço para ser instalada uma unidade da Polícia Militar no distrito, entretanto, é necessário que o governo do Estado se responsabilize garantindo um efetivo fixo de policiais para atuar na localidade, que é rota também para outros distritos e povoados de Itabela. 

Além de clamar por mais policiamento, a população de Itabela reivindica também a instalação de câmeras de video monitoramento nas ruas da cidade, projeto que já se mostrou eficiente para reduzi a sensação de insegurança em outros municípios da região. E, devido a extensa área rural, o patrulhamento rural também se faz necessário. 

Além de solicitar o aumento destes equipamentos de segurança, a comunidade de Itabela também reivindica mais investimentos em qualificação de mão-de-obra para que os jovens locais tenham mais oportunidades de se inserir no mercado de trabalho, se afastando, desta forma, da criminalidade. 

Vale lembrar que as vítimas da crescente criminalidade em Itabela são cidadãos que pagam impostos e esperam receber do Estado a assistência e proteção a que tem direito. 

MAIS NOTÍCIAS