Eunápolis e Porto Seguro devem contar com câmeras capazes de identificar criminosos
Governador Rui Costa autorizou nesta terça-feira (27), o investimento de cerca de R$ 665 milhões para ampliação do serviço.

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 27/07/2021 - 16:43
Link

Eunápolis, Porto Seguro e outros 37 municípios da Bahia deverão contar ainda este ano com o monitoramento por câmeras capazes de registrar e identificar criminosos, armas, placas de carros e atitudes suspeitas. A tecnologia que já levou à prisão mais de 200 suspeitos em Salvador, está sendo ampliada pelo governo do Estado, devendo chegar a mais 77 municípios baianos (para 39 ainda este ano). 

O governador Rui Costa autorizou nesta terça-feira (27), o investimento de cerca de R$ 665 milhões para ampliação do serviço. Ele explicou que o critério de escolha dos municípios para receber a tecnologia foi o tamanho. “O tamanho do município coincide com as ocorrências de homicídios. Os maiores municípios são os que apresentam maiores índices”, afirmou ele.
Rui Costa lembrou que há três anos foi implementado um projeto piloto em Salvador, fruto de visitas realizadas à Europa e a China. Para o governador, a Bahia tem “talvez” a melhor tecnologia do país nesta área. “Essa tecnologia serve para prevenir crimes, socorrer pessoas e para a funcionalidade da cidade. No projeto piloto tivemos absoluto êxito, inclusive durante os carnavais, com a prisão de mais de 200 pessoas e a elevação substantiva da atividade da Segurança Pública”, afirmou o Rui Costa.

O governador lembrou ainda que a Bahia já conta com 23 centros de comunicação instalados, todos eles conectados. “O planejamento é que todas as cidades que fazem parte do projeto tenham acesso a essa inteligência artificial, a esse recurso tecnológico. O que muda é que, antes, a identificação era feita pelo policial, visualmente. Agora, o próprio sistema identifica criminosos, suspeitos, armas e placas de veículos”.

Para o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, o investimento vai dar muito mais resolutividade para a Segurança Pública. “O sistema é capaz de identificar facilmente as pessoas que são procuradas e tem uma coisa que o governador falou que é muito importante, identificar crianças perdidas e pessoas desaparecidas”, salientou Mandarino.

Dizendo que a tecnologia tem capacidade para integrar imagens de pontos comerciais, agências bancárias e outros locais de risco, o governador convocou a iniciativa privada a apoiar a ampliação do sistema. “Nós podemos multiplicar os olhos da Segurança Pública na Bahia com o ingresso da iniciativa privada a esse projeto”, ressaltou Rui Costa.

COMO FUNCIONA - O superintendente de Tecnologia da SSP, tenente-coronel Marcos Oliveira, explicou que as câmeras estarão em postes, viaturas e na palma da mão dos policiais. “São câmeras de reconhecimento facial de fluxo aberto, para locais públicos, de fluxo controlado, tem câmeras de análise situacional e de leitura de placas. Além disso, os dispositivos que estão sendo colocados nas mãos dos nossos policiais. Todo policial, com equipamento em mãos, poderá fazer a atividade do reconhecimento facial em tempo real”, esclareceu Oliveira.

CONFIRA OS MUNICÍPIOS BENEFICIADOS:
Os 39 municípios que vão contar com a tecnologia ainda este ano: Porto Seguro, Eunápolis, Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Dias D´Ávila, Mata de São João, São Sebastião do Passé, Vera Cruz, São Francisco do Conde, Pojuca, Itaparica, Madre de Deus, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Brumado, Juazeiro, Paulo Afonso, Jacobina, Senhor do Bonfim, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Valença, Itamaraju, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Ibotirama e Seabra.

As outras 39 cidades que serão contempladas em 2022: Serrinha, Cruz das Almas, Santo Amaro, Euclides da Cunha, Catu, Santo Estevão, Maragogipe, Entre Rios, Amargosa, Esplanada, Cachoeira, Olindina, Ubaíra, Saubara, São Miguel das Matas, Nova Fátima, Caetité, Rio de Contas, Itiruçú, Érico Cardoso, Jussiape, Casa Nova, Capim Grosso, Pindobaçu, Novo Triunfo, Ponto Novo, Prado, Itacaré, Ubatã, Alcobaça,

MAIS NOTÍCIAS