Médica de Porto Seguro participa de evento nacional sobre hidroxicloroquina
A médica Raissa Soares, que está na linha de frente nas ações de combate ao Coronavírus em Porto Seguro representou a Bahia

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 24/08/2020 - 16:27
Link

A médica Raissa Soares, que está na linha de frente nas ações de combate ao Coronavírus em Porto Seguro, participou do evento "Encontro Brasil vencendo a Covid-19", que conto com a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Realizado na segunda-feira (24), o evento reuniu médicos de todo o Brasil e membros do governo em uma cerimônia em defesa do uso da hidroxicloroquina no combate á COVID-19. O encontro foi promovido após o país alcançar a marca de 113.454 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Raíssa, que representou a Bahia no evento, usou o espaço para reforçar seu posicionamento na defesa do medicamento no tratamento precoce do vírus. “Viemos aqui, nesse ato simbólico, que eu considero profético. É possível mudar essa história, já temos evidências, podemos e devemos medicar. Temos a chance de aplicar algo que está embasado na ciência, com pessoas que se dedicaram a estudar, que no tratamento precoce: a nossa linda velha hidroxicloroquina. Eu posso dizer dez vezes, sem nenhum receio, ela consegue reduzir danos da covid-19”. 

A médica disse que seu discurso representa os mais de 10 mil médicos que estão na linha de frente e também defendem esta medicação “Aqui representados médicos dos 27 estados brasileiros que optaram pela ousadia, que independente das evidencias lá de abril, ousaram ter lucidez, aplicar algo que no início era uma tentativa. Nós fomos açoitados, ridicularizados, fomos humilhados. Estamos no momento histórico, nobre”, completou ela.

A médica Raíssa Soares ganhou destaque nas redes sociais, após gravar um vídeo em Porto Seguro, pedido à Bolsonaro hidroxicloroquina para utilizar no tratamento de seus pacientes. No vídeo, teve grande repercussão, a médica disse que não estava encontrando a medicação na região. O presidente atendeu a solicitação da médica, enviando na mesma semana da gravação, 40 mil comprimidos de hidroxicloroquina para Porto Seguro. “Em Porto Seguro, com meus colegas me tratando com nomes que não consigo dizer. Mas meu propósito continua sendo salvar as pessoas”, alardeou a médica.

Defensor do uso da hidroxicloroquina desde o início da epidemia, Bolsonaro revelou que ele mesmo usou o medicamento.
Durante o evento, Raíssa também falou sobre a sua demissão do hospital estadual em que trabalhava em Porto Seguro. O caso ganhou grande repercussão e muitos políticos repudiaram a atitude do governador da Bahia, Rui Costa. 

Defensor do uso da hidroxicloroquina desde o início da epidemia, Bolsonaro revelou que ele mesmo usou o medicamento. O presidente ficou três semanas com o vírus e chegou a ter uma infecção pulmonar ao final, tratada com antibiótico. "Não tem comprovação científica, mas salvaram muitas vidas", alegou o presidente. "Se a hidroxicloroquina não tivesse sido politizada, muito mais vidas poderiam ter sido salvas", concluiu o presidente.

MAIS NOTÍCIAS