Nesse mês, o Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães foi contemplado com a chegada do videolaparoscópio, importante equipamento que vai permitir a realização de cirurgias não abertas, com uma técnica considerada minimamente invasiva.
Na videolaparoscopia os cortes são substituídos por pequenos furos, quase imperceptíveis, feitos com a ajuda de pequenas pinças com câmeras nas pontas, que permitem a visualização em duas dimensões do local da cirurgia e facilitam o procedimento. Entre os principais benefícios está o tempo de recuperação do paciente, que é menor.
São diversos os problemas que podem ser resolvidos com videolaparoscopia e os mais procurados são retirada de vesícula biliar, reparo das hérnias, retirada de baço, útero, ovários e tumores.
A Unidade comemora essa aquisição que começará a ser usada em breve e vai permitir um menor risco de infecção e menor permanência do paciente no hospital. “A grande vantagem é a redução do tempo de internação, pois o pós-operatório é muito mais rápido o que aumenta a nossa rotatividade de leitos, ampliando a ofertas de leitos cirúrgicos para mais pacientes. Sem dúvida é um equipamento fundamental.” Pontuou Dr Rodrigo Carvalho, diretor técnico do HRDLEM.