Anvisa aprova realização de testes de coronavírus em farmácias
Os testes a partir de agora deixam de ser obrigatoriamente feitos em hospitais e clínicas.

BAHIA.BA - 28/04/2020 - 14:27
Link

A realização de testes rápidos de diagnóstico de coronavírus em farmácias foi aprovado, nesta terça-feira (28), pela Agência Ncaional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A medida, aprovada por unanimidade pela diretoria da agência, funcionará enquanto dure a situação de emergência de saúde pública nacional, decretada em 4 de fevereiro. Os testes a partir de agora deixam de ser obrigatoriamente feitos em hospitais e clínicas.

As farmácias que quiseram realizar o exame, deverão ter um profissional qualificado e os testes deverão ser feitos no local. Além disso, o resultado deverá ser interpretado por um profissional de saúde, juntamente com outros dados do paciente.

O teste rápido (ensaio imunocromatográfico) é auxiliar no diagnóstico, mas não possui finalidade comprobatória, ou seja, não servirá para a contagem de casos do coronavírus no país. Isso acontece porque há possibilidade que o teste apresente “falso negativo”.

Segundo diretor-presidente substituto da Anvisa, Antonio Barra Torres, esses testes servirão de uma estratégia útil para diminuir aglomerações de pessoas nos hospitais. Além de que as secretarias estaduais e municipais de saúde devem se reunir com as farmácias para determinar um fluxo de informação sobre os resultados desses testes.

MAIS NOTÍCIAS