Policlínicas terão administração e manutenção divididas entre Estado e Municípios
De acordo a Sesab, as Policlínicas possuem o objetivo de regionalizar a prestação de serviço de alta qualidade em saúde.

Redação BAHIA DIA A DIA - 21/11/2017 - 22:45
Link

As quatro policlínicas e os dois hospitais que serão inaugurados pelo Governo do Estado até dezembro na Bahia, apesar de terem as obras e equipamentos custeados pela gestão estadual, terão a administração e manutenção mensal dividida em 40% para o Estado e os 60% para os  municípios consorciados.

A Policlínica Regional do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas foi inaugurada pelo governador Rui Costa, e já começa a atender a população de 13 municípios da região. Ao todo, 460 mil moradores poderão usufruir do novo atendimento. Sete micro-ônibus farão a rota entre os municípios participantes do Consórcio Público de Saúde, que administra a unidade. Os veículos são equipados com ar-condicionado, televisão, poltronas reclináveis e acessibilidade para deficientes, a fim de conduzir pacientes agendados à policlínica da região.

A Policlínica de Guanambi, será a proxima a ser inaugurada nesta sexta-feira (24), e beneficiará aproximadamente 500 mil pessoas de 22 municípios da região.

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesab), os Consórcios Públicos de Saúde, que as Policlínicas fazem parte, tem o objetivo de regionalizar a prestação de serviço de alta qualidade em saúde para a população do interior do estado, e evitar que os pacientes se desloquem para os grandes centros em busca dos serviços.

Câmara de Itabela rejeita convênio

Projeto de lei nº004/2017 que foi vetado pelos nove vereadores presentes em sessão. (Foto: Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA)

Após a câmara de vereadores rejeitar o projeto, o município poderá ficar de fora do consórcio público de saúde que firma convênio a policlínica regional para a Costa do Descobrimento. 

Durante a votação do projeto, a câmara de Itabela alegou nos termos do parecer das Comissões, que a proposição subscrita pelo prefeito Luciano Francisqueto foi considerada inconstitucional, contraria disposições da Lei Orgânica Municipal, Constituição Estadual e Constituição Federal.

A instalação da policlínica regional da Costa do Descobrimento ainda está em fase de discussão, mas provável que seja na cidade de Eunápolis e deverá beneficiar os municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território da Costa do Descobrimento (CONDESC), como Guaratinga, Porto Seguro, Belmonte, Cabrália, Itagimirim, Itapebi e claro, o município de Itabela.

MAIS NOTÍCIAS