Prefeito Luciano Francisqueto anuncia nova Unidade de Saúde para o distrito de Monte Pascoal
Construção da unidade será iniciada neste mês de Maio.

Ascom - Prefeitura de Itabela - 03/05/2023 - 09:21
Link

A Prefeitura Municipal de Itabela divulgou em seus portais oficiais a construção com recursos proprios, de uma nova Unidade de Saúde da Família - USF no distrito de Monte Pascoal para melhorar a estrutura de saúde na localidade.

A decisão está alinhada com a portaria de nº 2.436 de 21 de Dezembro de 2017 que define para cada equipe de saúde atender entre 2.000 à 3.500 pessoas, localizadas dentro de seu território garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica, assim o Município irá construir uma Nova Unidade de Saúde a fim de garantir os direitos de cobertura de atendimento aos mais de 5.000 cidadãos do distrito cadastrados no sistema de saúde.

(Divulgação)

O Prefeito Luciano Francisqueto anunciou que a construção será iniciada já em Maio e pontuou “já direcionamos as equipes para dar início a obra o quanto antes, o Distrito de Monte Pascoal vem crescendo e se desenvolvendo cada dia, e nada mais justo investir na infraestrutura e ampliar a estrutura da Saúde na localidade, fico muito feliz de tornar realidade mais esta conquista da população de Monte Pascoal que agora terá um postinho novo, moderno e de qualidade para atender a todos” declarou Francisqueto.

Com a chegada da nova unidade é esperado a redução de filas para o atendimento médico e de enfermagem; Aumento no Número de Procedimentos realizados; Aumento da Cobertura Vacinal; Melhoria na estrutura física com ambiência adequada para atender a todos; aumento na realização de visitas domiciliares; melhor estudo e controle de possíveis epidemias e doenças; estímulo aos pacientes na busca por atendimento e diversos outros benéficos à população de Monte Pascoal.

(Divulgação)

A nova Unidade de saúde também contará com uma equipe nova composta por médico, enfermeiro, 02 técnicos de Enfermagem, Recepcionista, Atendente de Farmácia e Serviços Gerais além de contar com os Agentes comunitários de Saúde que acompanham a população através das visitas domiciliares. 

As Unidades de Saúde compõe a atenção básica ou atenção primária em saúde e é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

MAIS NOTÍCIAS