Decreto retoma obrigatoriedade do uso de máscaras na Bahia
Decreto retoma obrigatoriedade do uso de máscaras na Bahia

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 29/11/2022 - 10:33
Link

O governo da Bahia decretou o retorno do uso obrigatório de máscara em locais fechados em todo o Estado a partir desta terça-feira (29). Baianos e turistas deverão manter o item de segurança no transporte coletivo e estações, bares e restaurantes, salões de beleza, espaços religiosos, escolas e demais ambientes fechados, como cinema e museus. O decreto também determina o uso de máscara para pessoas que tiverem Covid, quaisquer sintomas gripais ou que tiveram contato com pessoas com infecção confirmada.

Por precaução, o decreto reforça que pessoas imunossuprimidas — quem está se tratando contra o câncer, por exemplo — utilizem máscara mesmo que estejam com o esquema vacinal completo. O uso do acessório permanece obrigatório em unidades de saúde, onde já era previsto. Agora, as visitas a pacientes internados foram suspensas temporariamente. 

Outra medida decretada pelo governo da Bahia é a obrigatoriedade de apresentar o comprovante de vacinação em eventos com controle de entrada, como shows, e em prédios do poder público. “Essas ações, que poderão ser juntadas a outras a depender da evolução da pandemia, são importantes para que a população esteja melhor protegida e para que possamos deixar todos assistidos”, justifica a secretária estadual da Saúde, Adélia Pinheiro.

O número de casos ativos de Covid-19 monitorados pelo governo baiano saltou de pouco menos de 1.000 no início de novembro para quase 5.500 no começo desta semana. A taxa de ocupação das enfermarias adultas é de 52% e a de UTIs adultas, 78%, segundo o boletim epidemiológico do Estado divulgado nessa segunda-feira (28). Na capital, Salvador, as taxas chegam a 88% e 85%, respectivamente.

MAIS NOTÍCIAS