Anvisa aprova liberação de vacina contra monkeypox
O imunizante será destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 27/08/2022 - 09:41
Link

O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta sexta-feira (26) a liberação, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da vacina contra a moneypox. Na decisão, “a Diretoria Colegiada (Dicol) aprovou, por unanimidade, a solicitação do MS”.

Segundo nota divulgada pelo MS, a Anvisa ressaltou que o imunizante será destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos.

A autorização é para a vacina Jynneos (EUA) ou Imvanex (EMA), que se trata de um imunizante contra varíola e Monkeypox (vírus vaccínia modificado, da cepa Ankara) que apesar de ser o mesmo produto, possui nomes diferentes.

“A Anvisa avaliou o relatório de avaliação da agência americana Food and Drug Administration (FDA) para a vacina Jynneos, às informações públicas emitidas pela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA) e pela agência do Reino Unido (National Health Service – NHS), a bula, os dizeres de rotulagem e os demais documentos apresentados pelo Ministério da Saúde”, informou em comunicado.

Para a diretora da Anvisa e relatora Meiruze Freitas, é esperado que a vacina contra a varíola previna ou reduza a gravidade da infecção pela monkeypox. No entanto, ressaltou a necessidade de monitoramentos para a confirmação da efetividade da vacina.

Com informações do Bahia.ba

MAIS NOTÍCIAS