Itabela reforça ações de combate ao mosquito transmissor da Malária
A ação de combate ao mosquito iniciou após o município ter recebido do Ministério da Saúde inseticidas específicos de combate a este mosquito. 

REDAÇÃO BAHIA DIA A DIA - 15/07/2021 - 13:09
Link

A secretaria municipal de Saúde de Itabela iniciou na quinta-feira (15), ações de combate ao mosquito do tipo anopheles, transmissor da malária. A ação está sendo realizada no assentamento Margarida Alves e zona rural adjacente, onde foram confirmados casos da doença. Até o momento, já foram confirmados 42 casos de malária em Itabela. 

A ação de combate ao mosquito iniciou após o município ter recebido do Ministério da Saúde inseticidas específicos de combate a este mosquito. 

Equipes receberam treinamento técnico correto de aplicação de produto durante uma semana. (Foto: Divulgção)

De acordo enfermeira responsável pelas ações de enfrentamento à malária em Itabela, Helen Caroline Silva de Paula, a ação de combate será realizada por agentes comunitários de combate a endemias. ”Estes profissionais receberam treinamento durante uma semana sobre a técnica correta de aplicação do produto. Eles estão utilizando o Equipamento de Proteção Individual (EPI) apropriado para a aplicação do produto”, explicou Helen.

COMO POPULAÇÃO PODE AJUDAR? - Segundo a enfermeira, o mosquito do tipo anopheles não possui as mesmas características do mosquito da dengue. Por este motivo, além da ação de combate ao mosquito, está sendo realizada uma ação de Educação em Saúde junto à comunidade. “Estamos reforçando sobre as formas de prevenção”, salientou ela. 

A ação está sendo realizada no assentamento Margarida Alves e zona rural adjacente, onde foram confirmados casos da doença. (Foto: Divulgação)

A enfermeira explica ainda que os focos do mosquito estão próximos a represas, por isto, é importante que as pessoas evitem frequentar estes lugares, principalmente à noite. 

Hele solicita ainda que a comunidade da região onde foram confirmados os casos de malária evite se expor à noite, pois o mosquito tem hábitos noturnos. Além disso, é importante utilizar roupas de manga cumprida, repelente e mosquiteiro. “Solicito ainda que colaborem com os agentes que estão no campo, possibilitando o acesso a suas residências para aplicação do produto”, concluiu a enfermeira.

MAIS NOTÍCIAS