Técnica e enfermeira são afastadas por aplicarem vacina em pessoas sem prioridade em Itabela
A informação foi divulgada nas redes sociais, por meio de uma nota publicada na noite de segunda-feira (22).

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 23/02/2021 - 17:58
Link

A Prefeitura de Itabela afastou definitivamente técnica em enfermagem e uma enfermeira que aplicaram a vacina contra a Covid-19 em duas pessoas que não pertence aos grupos prioritários. A informação foi divulgada nas redes sociais, por meio de uma nota publicada na noite de segunda-feira (22).

De acordo com a nota, a Vigilância em Saúde, que tem acompanhado e monitorado diariamente a aplicação da vacina, constatou duas irregularidades, em que foram beneficiadas duas pessoas na faixa etária entre 60 e 65 anos, contrariando as recomendações do Ministério da Saúde para o processo de imunização. “Considerando o dever que a administração possui em dar transparências as denúncias e indícios de irregularidades ocorridas em seu âmbito, a secretaria municipal de saúde adotou providências diante do caso apresentado”, consta na nota. 

Segundo Plano de Vacinação, o qual define os grupos prioritários a serem primeiramente vacinados, as pessoas na faixa etária de 60 a 65 anos, só deverão ser vacinadas na próxima fase de vacinação. Atualmente estão sendo imunizados idosos acima de 90 anos.

A nota informa ainda que os profissionais envolvidos confessaram e reconheceram a ocorrência. Diante dos fatos, a Secretaria de Saúde decidiu pelo afastamento definitivo dos profissionais envolvidos no caso. 

De acordo com as denúncias, a técnica em enfermagem que aplicou as doses da vacina. Já a enfermeira foi afastada, porque era a responsável pela administração da unidade de saúde. As duas pessoas que são parentes da técnica, não receberão a segunda dose.

Até o momento, Itabela recebeu do Ministério da Saúde 570 doses de vacinas (Coronavac e Oxford) da 1ª dose de imunização. Destas, já foram aplicadas 436 doses, representando um percentual de 76,5%. 

Conforme informações, os servidores que tiveram a identidade preservada, trabalhavam na unidade de saúde no distrito de São João do Monte (Montinho).

MAIS NOTÍCIAS