Prefeitura detalha dados da vacinação contra a Covid-19 em Eunápolis
De acordo com a prefeitura, até o momento já foram vacinadas 1.221 pessoas num tempo recorde de 11 dias.

Sucom – Prefeitura de Eunápolis. - 31/01/2021 - 17:32
Link

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Saúde, vem prestar esclarecimento sobre a vacinação contra a covid-19 no município, informando e detalhando sobre doses de vacina recebidas e utilizadas até o momento, além de apresentar estratégia utilizada até o momento.

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), encaminhou 1.100 doses da vacina Sinovac (Butantan), e depois, mais 750 doses da vacina AstraZeneca (Fiocruz), que começaram a ser administradas a partir de 19 de janeiro. A primeira fase da campanha tem como alvo os grupos populacionais específicos priorizados, conforme exposição e risco para Covid, recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) e Estado da Bahia, retratado no Plano de Vacinação contra COVID-19 em Eunápolis, de janeiro/2021, e escalonamento proposto no Informativo Estratégico Nº 01, do dia 19/01/2021. 

Até anteontem, 29, todos os 23 idosos abrigados em instituições de longa permanência, caso do Recanto dos Idosos, foram imunizados, além de 1.198 profissionais de saúde, totalizando, até agora, 1.221 vacinados num tempo recorde de 11 dias. Desses, todos estão devidamente registrados, seguindo instruções dos atos normativos recomendados pelo MS e Sesab.

No planejamento da campanha municipal, elaborado por técnicos da Vigilância Epidemiológica (VIEP) da secretaria de saúde, para definir a melhor forma de operacionalizar a vacinação, foram envolvidos os gestores dos serviços de saúde, com elaboração de critérios e definição de listagem nominal dos profissionais dos serviços de saúde, bem como escalonamento com prioridades a serem contempladas na fase 1 (etapa 1), na seguinte ordem: Hospital de Atendimento COVID, Centro de Testagem COVID, Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), Hospital Regional de Eunápolis, Hospital Assistência Médica do Extremo Sul (AMES), Hospital José Ramos de Oliveira, Atenção Básica, os laboratórios públicos e privados notificantes para COVID, além do Instituto Médico Legal (IML) e Clínica Santa Cruz. 

O atendimento a esses grupos populacionais para vacinação dá-se, com equipe de vacinação volante, fixa ou móvel, conforme a disponibilidade das doses da vacina que dependem exclusivamente da União e do Governo da Bahia, o que, até o momento, não permite fixar uma data de finalização da primeira fase da vacinação e/ou início da fase 2 dos públicos populacionais específicos priorizados. Afirma-se ainda que, segundo disponibilidade do imunobiológico, o público-alvo será beneficiado em processo de escalonamento e seguindo rígidos critérios de prioridade.

Há previsão de chegada, nos próximos dias, de novas doses de imunizantes contra a Covid-19 para a continuidade da vacinação municipal. Esse quantitativo será informado previamente pela Sesab e a destinação desse lote continuará a cumprir ordem de prioridade, com base técnica e minuciosa nos requisitos exigidos pela autoridade máxima em saúde no país, estado e município.

Na oportunidade, ressalta-se que não houve registro de casos de ‘fura-filas’ na vacinação no município e a importância em não se divulgar informação falsa para a população. Ademais, a secretaria municipal de Saúde convoca todos os veículos de comunicação, como sites, jornais, blogs, rádios, tevês e a própria comunidade de Eunápolis e extremo sul da Bahia no combate às ‘fake news’. Quem não presta serviço à sociedade, restabelecendo a verdade, perde o respaldo da opinião pública.  

MAIS NOTÍCIAS