Itabela recebe novo lote com doses da vacina de Oxford; 132 pessoas já foram imunizadas
O novo lote servirá para dar continuidade a primeira fase de vacinação.

Alex Gonçalves/BAHIA DIA A DIA - 25/01/2021 - 14:00
Link

Itabela deve receber ainda nesta segunda-feira (25), um novo lote com vacinas contra a Covid-19, enviado pelo governo do Estado. O novo lote é do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca. O lote com 2200 doses da vacina chegou no aeroporto de Porto Seguro e já estão sendo distribuídas para os 8 municípios da Costa do Descobrimento.

O novo lote servirá para dar continuidade a primeira fase de vacinação, que é direciona a grupos prioritários, dentre eles, trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente contra a COVID-19 e idosos que vivem em abrigos. 

Diferente da CoronaVac - cuja segunda dose deverá ser feita no prazo de até 20 dias, a vacina de Oxford tem uma "resposta imunológica precoce maior", com eficácia de 73% após a primeira dose, o que permite ]que a segunda dose seja aplicada num intervalo maior, de até 120 dias. 

VACINADOS NA CIDADE

Em uma semana de vacinação, o município Itabela possui até às 13h40, desta segunda-feira (25), 132 pessoas imunizadas com o primeiro lote da CoronaVac, segundos informações da Secretaria de Saúde do Estado. 

A maior parte do grupo imunizado – 102 pessoas - é formada por profissionais da área de Saúde, as demais 30 vacinas foram aplicadas em idosos de instituições de longa permanência. O cronograma de imunização segue o Plano Municipal de Vacinação, atendendo ao grupo prioritário.  Na última semana, Itabela já havia recebido um lote com 200 vacinas da 1ª dose da CoronaVac. A segunda dose deste imunizante deve chegar dentro de 20 dias. 

Até o momento, 1810 pessoas foram imunizadas nos municípios da Costa do Descobrimento, além de Itabela (132) os municípios de Santa Cruz Cabrália(701), Porto Seguro (383), Eunápolis (276), Itapebi (110), Itagimirim (100), Belmonte (86) e Guaratinga (22) também já aplicaram a 1ª dose da Cononavac.

MAIS NOTÍCIAS